combate

- Atualizado em

Johnson finaliza Horiguchi no último segundo e mantém título dos moscas

Americano domina desafiante japonês durante toda a luta e consegue uma chave de braço aos 4m59s do quinto round, defendendo o cinturão da categoria pela sexta vez

Por Montreal, Canadá

Com uma atuação perfeita do ponto de vista técnico, Demetrious Johnson defendeu pela sexta vez o cinturão dos pesos-moscas do UFC ao finalizar o japonês Kyoji Horiguchi com uma chave de braço aos 4m59s do quinto round após dominar toda o combate. Esta foi a 22ª vitória de Johnson em 25 lutas, e apenas a segunda derrota de Horiguchi em 17 combates profissionais.

Demetrious Jonhson Kyoji Horiguchi UFC 186 (Foto: Getty Images)Demetrious Jonhson finalizou Kyoji Horiguchi ao 4m59s do 5º round no UFC 186 (Foto: Getty Images)


A luta começou sendo disputada em alta velocidade, com Johnson buscando o combate e Horiguchi circulando o octógono e atacando ao encurtar a distância. O japonês conseguiu um bom golpe de direita, que fez o campeão perder o equilíbrio, mas sem derrubá-lo. Johnson passou a buscar o ataque e derrubou Horiguchi na grade, aplicando alguns golpes em sequência, desestabilizando o desafiante. Especialista em caratê, Horiguchi acertava bons chutes, mas não o suficiente para incomodar Johnson.

No segundo round, Kyoji Horiguchi começou atacando Demetrious Johnson com uma sequência de socos e joelhada. O japonês aproveitou a surpresa para tentar manter Johnson no chão, mas o campeão dos moscas levantou-se e voltou a pressionar o desafiante, e a luta voltou a ter um ritmo acelerado. Johnson conseguiu travar o rival na grade a dois minutos do intervalo, e manteve essa estratégia até o fim do round, sempre imprensando o japonês no limite do octógono.

Demetrious Jonhson campeão peso-mosca UFC 186 (Foto: Getty Images)Demetrious "Mighty Mouse" Jonhson mantém cinturão no UFC 186 (Foto: Getty Images)

O terceiro round começou no mesmo ritmo dos rounds anteriores, com Demetrious Johnson se impondo com velocidade e técnica a Kyoji Horiguchi. O japonês buscava os chutes baixos para diminuir a movimentação do americano, mas Johnson não se abalava, e aproveitando a primeira chance que teve, derrubou o desafiante mais uma vez, desta vez passando a guarda e buscando a finalização. Horiguchi defendeu-se como foi possível, evitando uma finalização.

Mostrando um preparo físico invejável, Johnson voltou para o quarto round com a mesma velocidade do início da luta. Sempre se movimentando e atacando com rapidez, Johnson evitava os golpes de Horiguchi e, quando via chance, travava o japonês na grade. O campeão se aproximava e atacava sempre com agilidade, somando pontos e freando o ímpeto do desafiante, que já não atacava mais como no início. No intervalo, o japonês apresentava um sangramento no nariz e a boca inchada, enquanto Johnson não tinha qualquer ferimento.

No último round, Johnson levou Horiguchi para o chão, e após o japonês tentar um triângulo invertido, o campeão voltou a dominar a luta embaixo, cansando o desafiante. Depois de tentar sem sucesso uma americana no braço esquerdo de Horiguchi, o americano voltou a pressioná-lo na grade. Por mais que o japonês tentasse ganhar espaço para se livrar, o campeão não permitia, e a um minuto do fim, dominou suas costas na grade. Com muita habilidade, o campeão controlava o adversário, mantendo sua superioridade no chão até, nos segundos finais, conseguir uma montada e a transição para a chave de braço, finalizando o adversário no último segundo de luta.

Confira como foram as lutas anteriores:
Rampage Jackson venceu Fábio Maldonado por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Michael Bisping venceu C.B. Dollaway por decisão unânime (triplo 29-28)
John Makdessi venceu Shane Campbell por nocaute técnico aos 4m53s do R1
Thomas Almeida venceu Yves Jabouin por nocaute técnico aos 4m18s do R1

Patrick Cote venceu Joe Riggs por decisão unânime (triplo 29-28)
Alexis Davis vence Sarah Kaufman por finalização aos 1m52s do R2
Chad Laprise venceu Bryan Barberena decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Olivier Aubin-Mercier venceu David Michaud por finalização a 3m24s do R3
Nordine Taleb venceu Chris Clements por decisão unânime (triplo 30-27)
Valerie Letourneau venceu Jessica Rakoczy por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Randa Markos venceu Aisling Daly por decisão unânime (30-27, 28-28 e 29-28)