combate

- Atualizado em

Em duelo de musas, Paige VanZant impressiona e vence Felice Herrig

Lutadora de 21 anos atua em ritmo acelerado nos três rounds, domina sua adversária e consegue o seu segundo triunfo em dois combates desde que chegou ao Ultimate

Por Newark, EUA

Aos 21 anos, Paige VanZant impressionou neste sábado, no UFC: Machida x Rockhold, em Newark (EUA). A lutadora dominou Felice Herrig e mostrou um preparo físico invejável, em duelo pelo peso-palha (até 52kg), vencendo por decisão unânime (30-27, 30-26 e 30-26). Esta foi a sua segunda vitória em duas lutas pelo Ultimate e a quinta em seis lutas na carreira. Herrig, que vinha de triunfo sobre Lisa Ellis em sua estreia na organização, perdeu pela sexta vez em 16 confrontos.

Paige VanZant Felice Herrig UFC MMA (Foto: Getty Images)Paige VanZant (direita) impressionou em vitória sobre Felice Herrig (Foto: Getty Images)

O combate começou com as duas partindo para a trocação franca na curta distância e, no clinche, VanZant aplicou uma bela queda de judô, mas acabou se expondo e cedendo as costas para Herrig, que colocou os dois ganchos e foi para o mata-leão. VanZant conseguiu se defender, e Herrig fez a transição para a chave de braço, mas levou um bate-estaca e perdeu a posição. O duelo voltou a ficar de pé, e Paige VanZant clinchou e trabalhou as joelhadas. As duas disputaram a posição no clinche, e VanZant repetiu a mesma queda que já tinha aplicado antes, desta vez sem ceder as costas. Herrig atacou o braço, mas não conseguiu encaixar a posição e recebeu alguns golpes no ground and pound. Nos segundos finais, VanZant ainda tentou uma chave de calcanhar, mas não teve tempo de concretizar a finalização.

Paige VanZant Felice Herrig UFC MMA (Foto: Getty Images)Paige VanZant foi melhor em pé e no chão contra Felice Herrig (Foto: Getty Images)

O segundo round iniciou no mesmo ritmo, com as duas buscando a luta a todo momento. Elas disputaram a pegada no clinche, e Herrig acabou caindo por cima, mas VanZant conseguiu a raspagem. As lutadoras ficaram pouco tempo no chão e voltaram para o clinche na grade, com VanZant em posição de domínio na maior parte do tempo. Uma joelhada entrou no rosto de Herrig, que conseguiu travar a perna da adversária e derrubar, mas VanZant fez o giro no solo e terminou por cima, na posição de 100kg, golpeando a rival. Herrig tentou uma chave de braço, mas sua rival escapou. VanZant terminou o assalto com muitos golpes no rosto de sua oponente, que foi salva pelo gongo.

A pressão incessante de VanZant se manteve no último round. A lutadora pressionou rapidamente a rival contra a grade e aplicou a queda, trabalhando o ground and pound, mas Herrig conseguiu escapar e pegar as costas da adversária. VanZant fez o giro e voltou a ficar por cima. Ela aplicou muitos socos e cotoveladas no rosto de Herrig, que resistiu bravamente e seguiu em busca de uma finalização salvadora que nunca veio.

Holloway atropela Swanson e finaliza no terceiro round

Max Holloway teve atuação dominante neste sábado e conquistou o seu sexto triunfo consecutivo no Ultimate, desta vez finalizando Cub Swanson com uma guilhotina aos 3m58s do terceiro round. O lutador, que é o nono colocado da divisão dos penas (até 66kg), alcançou sua 13ª vitória em 16 lutas na carreira. Swanson, que é o quinto da categoria, perdeu pela sétima vez em 28 combates no cartel. Foi a segunda seguida. Antes desta luta, Frankie Edgar o finalizou no quinto round, em novembro do ano passado.

Max Holloway Cub Swanson UFC MMA (Foto: Getty Images)Max Holloway encaixa guilhotina em Cub Swanson (Foto: Getty Images)

O primeiro round foi de Holloway, que controlou bem a distância usando a vantagem de envergadura e conectou os melhores golpes, dificultando que Swanson entrasse em seu raio de ação. Nos rounds seguintes, Holloway seguiu melhor em pé e acertou golpes duros. Um chute na linha de cintura, já no terceiro assalto, fez Swanson sentir. No chão, um katagatame quase encerrou o combate, mas Cub Swanson resistiu e a luta voltou a ficar em pé. Holloway combinou bons socos, caiu por cima e pegou em uma justa guilhotina, forçando o rival a dar os três tapinhas.

UFC: Machida x Rockhold
18 de abril, em Newark (EUA)
CARD PRINCIPAL
Luke Rockhold venceu Lyoto Machida por finalização aos 2m31s do R2
Ronaldo Jacaré venceu Chris Camozzi finalização aos 2m33s do R1
Max Holloway venceu Cub Swanson por finalização aos 3m58s do R3
Paige VanZant venceu Felice Herrig por decisão unânime (30-27, 30-26 e 30-26)
CARD PRELIMINAR
Beneil Dariush venceu Jim Miller por decisão unânime (triplo 29-28)
Ovince St. Preux venceu Patrick Cummins por nocaute técnico aos 4m54s do R1
Gian Villante venceu Corey Anderson por nocaute técnico aos 4m18s do R3
Aljamain Sterling venceu Takeya Mizugaki por finalização aos 2m11s do R3
Tim Means venceu George Sullivan por finalização aos 3m41s do R3
Diego Brandão venceu Jimy Hettes por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R1
Chris Dempsey venceu Eddie Gordon por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)