O cinturão do peso-palha tem nova dona. E atende pelo (difícil) nome de Joanna Jedrzejczyk, que venceu Carla Esparza por nocaute técnico aos 4m17s do segundo round, pelo UFC 185, sediado em Dallas, no sábado. A polonesa fez história ao tomar o título da adversária depois de um desempenho avassalador.
Carla Esparza não escondeu a estratégia que iria adotar: procurou, insistentemente derrubar Joanna Jedrzejczyk no round inicial. A campeã do peso-palha, no entanto, teve praticamente todas as suas tentativas frustradas pela desafiante. A polonesa foi superior na trocação - aproveitou-se da guarda baixa da adversária -, e atingiu com bons cruzados o rosto da americana. Desenvoltura, precisão e vontade de uma desafiante ansiosa pelo título.
A campeã repetiu a dose no segundo assalto e, novamente, ficou no vácuo. Mergulhou nas pernas da adversária para buscar a queda, não conseguiu e, na trocação, voltou a levar prejuízo. Com cruzados contundentes, que explodiram no rosto de Esparza. Acuada contra as grades, Joanna Jedrzejczyk aumentou a pressão, soltou uma saraivada de socos e levou o árbitro a interromper o duelo. A polonesa, então, correu para celebrar a vitória por nocaute técnico e, consequentemente, o cinturão da categoria.
Depois de entrar para a história como a primeira campeã do peso-palha, Esparza sente o dissabor da derrota após quase quatro anos sem perder. Invicta, Joanna Jedrzejczyk assinalou o nono triunfo de sua carreira - o terceiro no Ultimate - e eternizou seu nome na organização.
.