combate

- Atualizado em

Holly Holm estreia com vitória no UFC, mas decepciona por não nocautear

Multicampeã mundial de boxe faz três rounds inteiros de luta em pé contra Raquel Pennington, mas não consegue uma vitória convincente no UFC 184, em Los Angeles

Por Los Angeles, EUA

Na penúltima luta do UFC 184, a ex-campeã mundial de boxe, Holly Holm, fez sua estreia entre as pesos-galos da organização diante de Raquel Pennington, e se não decepcionou pelo resultado, deixou um pouco a desejar pela execução. Lutando todo o tempo sem ir para o chão, Holm não conseguiu o que se esperava, que era um nocaute, vencendo por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 30-27).

Holly Holm Raquel Pennington UFC 184 (Foto: Getty Images)Holly Holm agrediu Raquel Pennington em pé, mas não conseguiu o nocaute em sua estreia no UFC (Foto: Getty Images)

A luta começou com Holly Holm tomando a iniciativa do combate, enquanto Pennington esperava para contra-atacar e levar a luta para o chão. Holm demorava para encontrar a distância correta e aplicava chutes para manter a rival longe, para poder desenvolver seu boxe. A luta permaneceu com Holm buscando agredir Pennington, que mantinha a postura mais defensiva. No segundo round Holm voltou mais agressiva e buscando o chutes com maior frequência, aproveitando ser mais alta e ter maior envergadura. Pennington tentava se soltar na trocação, mas Holm evitava a aproximação da rival com chutes rápidos e perigosos.

No terceiro e último round Pennington voltou mais disposta a agredir Holly Holm, mas a loura dificultava a missão da rival, por não deixá-la se aproximar quase nunca. Nos contra-ataques, no entanto, Pennington conseguia acertar o rosto de Holm, que os absorvia sem problemas. A menos de dois minutos para o fim da luta, Raquel Pennington acertou um soco de direita que derrubou Holm. A loura levantou-se rapidamente, evitando o avanço da rival, que já corria para aplicar o "ground and pound". A luta voltou a ser disputada em pé, e ficou equilibrada até o fim.

Jake Ellenberger finaliza Josh Koscheck com riângulo de mão em luta morna

Em uma luta morna e com poucos momentos de emoção, o meio-médio Jake Ellenberger finalizou o veterano Josh Koscheck com um triângulo de mão aos 4m20s do segundo round, evitando a todo custo que o rival saísse da posição até que ele batesse em desistência. Esta foi a quarta derrota consecutiva de Koscheck, e a nona em 26 lutas na carreira. Ellenberger, por sua vez, conquistou sua 30ª vitória em 39 lutas como profissional.

Jake Ellenberger Josh Koscheck UFC 184 (Foto: Getty Images)Jake Ellenberger estrangula Josh Koscheck, que chega a espumar antes de desistir (Foto: Getty Images)


A luta começou com Ellenberger usando os jabs de esquerda, buscando espaço para encaixar um golpe de direita. Koscheck, porsua vez, buscou as pernas do rival assim que teve oportunidade, levando a luta para o chão, mas Ellenberger levantou-se rapidamente. A luta ficou na grade, com Koscheck acertando pisões seguidos no pé do adversário. A luta teve uma queda de ritmo, com Koscheck parecendo um pouco cansado e sem explosão para atacar. No fim do round, Ellenberger acertou dois bons golpes.

No segundo round a luta foi rapidamente para a grade. Koscheck insistia nos pisões no pé de Ellenberger, mas a disputa ficava travada, e o árbitro ordenou que ela voltasse ao centro do octógono. Sob vaias do público presente, os lutadores mostravam cautela excessiva. Após a luta voltar a ir para a grade, Koscheck deixou seu pescoço exposto, e Ellenberger encaixou um triângulo de mão. Koscheck tentou sair como podia, tentando virar-se de um lado para o outro e chegando a espumar, mas não conseguiu, desistindo do combate.

Alan Jouban nocauteia Richard Walsh com cotovelada em pé no primeiro round

O peso-médio Alan Jouban teve uma performance espetacular no card principal do UFC 184, nocauteando o australiano Richard Walsh em apenas 2m19s do primeiro round. O combate foi equilibrado até o momento do nocaute, quando Jouban reverteu a pequena vantagem que o australiano estava levando no combate.

Alan Jouban Richard Walsh UFC 184 (Foto: Getty Images)Alan Jouban festeja a vitória por nocaute sobre o australiano Richard Walsh no UFC 184 (Foto: Getty Images)



A luta começou com Jouban tomando a iniciativa da luta buscando agredir Walsh, que respondia com golpes fortes e chutes na linha de cintura. Quando o australiano parecia melhor no combate, levando vantagem na grade, Jouban acertou uma dura cotovelada de esquerda na têmpora e um cruzado de direita de Walsh, que caiu imediatamente no chão. O australiano chegou a voltar a se levantar, mas o árbitro John McCarthy imediatamente encerrou o combate, por perceber que Walsh não tinha mais condições de lutar.

Gleison Tibau não resiste e é finalizado por Tony Ferguson no primeiro round

A 25ª luta do brasileiro Gleison Tibau pelo UFC não foi feliz para o veterano peso-leve. Com uma atuação abaixo da média - aceitou substituir Yancy Medeiros com apenas três semanas de antecedência - o potiguar foi totalmente dominado no octógono e finalizado em apenas 2m37s de luta no primeiro round. Ferguson chegou à 18ª vitória em 21 lutas na carreira.

Gleison Tibau Tony Ferguson UFC 184 (Foto: getty images)Tony Ferguson finaliza Gleison Tibau no primeiro round no UFC 184, em Los Angeles (Foto: Getty Images)

A luta começou com Tibau tentando um chute alto, perdendo o equilíbrio e caindo. Ferguson tentou um chute baixo e Tibau devolveu um cruzado de esquerda que acertou em cheio o rosto do americano. Ferguson se movimentava melhor, e um cruzado de direita acertou o brasileiro, que sentiu e se desestabilizou. Ferguson aproveitou para golpear o brasileiro. Sem velocidade, Tibau tentou agarrar-se na cintura do americano, que fez o "sprawl" e laçou o pescoço, tentando aplicar o triângulo de mão. Tibau defendeu-se, mas cedeu as costas. O americano aproveitou para encaixar o mata-leão, forçando Tibau a desistir da luta.

Confira as lutas do card preliminar:

Roan Jucão venceu Mark Muñoz por finalização a 1m40s do R1
Kid Yamamoto x Roman Salazar terminou sem resultado
Tim Means venceu Dhiego Lima por nocaute técnico aos 2m17s do R1
Derrick Lewis venceu Ruan Potts por nocaute técnico aos 3m18s do R2
Valmir Lázaro venceu James Krause por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Masio Fullen venceu Alexander Torres por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

.