Antes do confronto parecia um risco para Johny Hendricks ter que enfrentar Matt Brown, já que ele chegou a ter a trilogia contra Robbie Lawler anunciada e poderia acabar dando passos para trás em caso de derrota. Mas o ex-campeão dos meio-médios (até 77kg) não chegou nem perto de ser ameaçado pelo rival, dominou o duelo nos três rounds e saiu vitorioso por decisão unânime (triplo 30-27), no card principal do UFC 185, na madrugada deste sábado para domingo, em Dallas (EUA). Seguro na luta em pé, Hendricks, que contou com apoio maciço dos torcedores no American Airlines Center, chegou a balançar Brown em alguns momentos com a sua pesada mão esquerda, que foi utilizada com atalho para se impôr no wrestling e se manter como provável oponente do vencedor de Lawler x Rory MacDonald.
Esta foi a 17ª vitória de Johny Hendricks na carreira, além de ter três reveses. Matt Brown, que perdeu a segunda consecutiva depois de fazer uma série de sete triunfos seguidos, agora possui um cartel de 19 vitórias e 12 reveses.
- Foi uma boa luta, mas não estou conseguindo finalizar as lutas. Matt
Brown é duro, mas eu senti que o tinha no primeiro round. Vou ter que
rever depois. Eu quero ser perfeito. Não estou conseguindo acertar os
golpes secos. Mas aquele título é meu. Quem quer que vença aquela luta (Lawler x MacDonald), vai ter que me enfrentar - afirmou, após a vitória.
a luta
Brown começou partindo para cima e soltando um jab de esquerda, mas Hendricks rapidamente tomou o centro do octógono, encurtou a distância, encurralou o rival na grade e aplicou uma linda queda. O Imortal não ficou muito tempo no chão e se livrou da posição. Tentando ser o comandante das ações, acabou se expondo, e Johny Hendricks conseguiu nova queda, ficando na guarda de seu oponente, que ensaiou uma chave de braço. Hendricks fez postura para impedir que ele escalasse a guarda e trabalhou golpes curtos. Matt Brown chegou a escalar a guarda com uma das pernas, mas Hendricks se desvencilhou da posição e ficou de pé. Em busca da recuperação, Brown conectou chute alto e boa joelhada no clinche do muay thai, mas Hendricks absorveu bem os golpes, colocou o rival com as costas na grade, entrou em double leg e tirou Brown do chão, que segurou na grade para impedir que seu adversário andasse carregando ele pelo octógono. Johny Hendricks aplicou a queda, passou a guarda e apenas administrou os últimos segundos do primeiro assalto.
Matt Brown já iniciou o segundo round partindo de forma precipitada em direção ao seu oponente, que marcou o tempo do chute alto e o derrubou com uma boa esquerda. Ele voltou a ficar de pé, mas a canhota de Hendricks voltou a castigá-lo. O ex-campeão dos meio-médios entrou com novo double leg e, desta vez, conseguiu andar com o rival pelo cage para derrubá-lo mais longe da grade. A torcida delirou. Da meia-guarda, ele pressionava com golpes curtos, e Brown tentava travar seus braços. Com pouca ação no solo, o árbitro conduziu os dois para o centro do octógono. Mas o domínio de Hendricks era total também na luta em pé. A mão pesada balançou Matt Brown mais uma vez e outra queda foi para a conta do ex-campeão. A impressão que dava é que se Hendricks quisesse, poderia terminar a luta em pé. Entretanto, optou pela segurança e derrubou mais uma vez no fim do round.
Era tudo ou nada para o número 5 do ranking dos meio-médios e, logo no início do último assalto, um jab desequilibrou Hendricks. Nada que o abalasse. De pé, ele partiu para mais uma tentativa de queda, mas Brown conseguiu ficar de pé. A pressão do "Big Rigg" prosseguiu e, na oportunidade seguinte, utilizou seu wrestling reginado para colocar o duelo no solo. De guarda passada, ele chegou a tentar um katagatame, mas não conseguiu ajustar a finalização e transitou para a posição de 100kg. Brown mostrou técnica no chão e atacou no triângulo, mas Hendricks se defendeu, evitou a raspada e seguiu por cima. O Imortal desferiu uma série de socos por baixo e buscou a chave de braço, mas acabou apenas conseguindo que Hendricks passasse a guarda e mantivesse o domínio até o cronômetro zerar.
.