combate

- Atualizado em

Gleison Tibau vence irlandês Norman Parke por decisão dividida em Boston

Brasileiro se torna o terceiro maior vencedor da história do UFC, com 16 triunfos, atrás apenas de Matt Hughes (18) e Georges St-Pierre (19)

Por Boston, EUA

Recordista do Brasil em número de lutas no UFC, com 24, o peso-leve Gleison Tibau abriu o card principal do "UFC: McGregor x Siver" com uma importante vitória por decisão dividida sobre o irlandês Norman Parke (29-28, 28-29 e 29-28), acabando com uma sequência de 12 lutas invicto do adversário. Esta foi a 16ª vitória de Tibau no UFC, terceira maior marca da história do evento, atrás apenas de Matt Hughes (18) e Georges St-Pierre (19), e ao lado de ninguém menos que Anderson Silva, Chuck Liddell e Randy Couture.

UFC Fight Night: Parke x Tibau (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC UFC)Gleison Tibau venceu por decisão dividida o irlandês Norman Parke em Boston (Foto: Getty Images)

A luta começou com Parke tentando aplicar chutes altos, retos e rodados, todos bloqueados pelo brasileiro. Tibau tentava entrar na guarda do irlandês, que se movimentava muito e evitava a aproximação  e os golpes do brasileiro. Os lutadores buscavam ajustar a distância e aplicavam muitos golpes no vazio, e as tentativas de luta agarrada paravam nas guardas de ambos.

No segundo round, após ouvir as instruções do seu córner, Gleison Tibau começou buscando levar Parke para o chão, mas o irlandês defendeu a tentativa, e a luta voltou a ser disputada como no primeiro round até a metade do round, quando Tibau conseguiu a derrubada, mas Parke levantou-se rapidamente, evitando o jogo de chão do brasileiro. Tibau conseguiu uma nova queda, mas Parke livrou-se agilmente da posição a segundos do intervalo.

No terceiro e último round, ciente que perdeu o round anterior, Parke voltou mais ativo, buscando novamente atacar Tibau logo no início. O brasileiro aceitava o jogo do irlandês e não tomava a iniciativa da luta como no round anterior. Parke buscava o combate, e nem mesmo uma tentativa errada de aplicar uma queda, cedendo as costas ao brasileiro, tirou o domínio do irlandês no round. No fim, ambos comemoraram, mas apenas Tibau manteve a celebração após o anúncio do resultado.

Ferimento no supercílio esquerdo dá vitória a Uriah Hall sobre Ron Stallings

Na antepenúltima luta da noite, Uriah Hall, o "Homem-Ambulância" do TUF 17, conseguiu mais uma vitória no UFC ao derrotar o estreante Ron Stallings por nocaute técnico após a interrupção médica a 3m37s do primeiro round, em decorrência de um corte profundo no supercílio esquerdo após um duro cruzado aplicado por Hall logo no início da luta. Após a interrupção, Uriah Hall cumprimentou Ron Stallings e mostrou-se preocupado com o ferimento.

UFC Fight Night: Hall x Stallings (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC UFC )Uriah Hall tenta aplicar uma bela joelhada voadora contra Ron Stallings em Boston (Foto: Getty Images)

- Eu vim para me divertir. Sabia que meu adversário teve de aceitar a luta com pouco tempo de antecedência, e queria parabenizá-lo por isso. Eu vi que a pele dele estava começando a dobrar, e quero agradecê-lo de verdade por aceitar essa luta - disse Uriah Hall após a luta.

A luta começou com Hall buscando imediatamente uma joelhada voadora, mas Stallings conseguiu desviar. Aparentando muita confiança, Hall tentava golpes de efeito, e lutava com a guarda totalmente baixa. Após alguns chutes baixos de Stallings, Hall conseguiu aplicar um belo cruzado de direita que derrubou o adversário. Após alguns golpes no chão, Stallings levantou-se, mas o árbitro Herb Dean decidiu interromper a luta e chamar o médico para avaliar um corte no supercílio esquerdo do lutador. O médico examinou e ordenou que a luta fosse encerrada.

Confira as lutas do card preliminar:

Cathal Pendred venceu Sean Spencer por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Lorenz Larkin venceu John Howard por nocaute técnico aos 2m17s do R1
Chris Wade venceu Zhang Lipeng por decisão unânime (triplo 30-26)
Patrick Holohan venceu Shane Howell por decisão unânime (triplo 30-27)
Johnny Case venceu Frank Perez por nocaute técnico a 1m54s do R3
Charles Rosa venceu Sean Soriano por finalização aos 4m43s do R3
Sean O'Connell venceu Matt Van Buren por nocaute técnico aos 2m11s do R3
Joby Sanchez venceu Tateki Matsuda por decisão dividida (29-28, 28-29 e 30-27)

Banner UFC 183 (Foto: Combate)

 

VEJA TAMBEM