Android: versões alternativas do sistema permitem reaproveitar aparelhos antigos
O Android é o sistema operacional para dispositivos móveis presente no maior número de modelos de aparelhos no mercado. Além de popular, a sua flexibilidade sempre foi uma das vantagens mais exaltadas pelos entusiastas da plataforma. Mas essa flexibilidade nem sempre é explorada da maneira mais apropriada pelos fabricantes de smartphones, pois quando o sistema operacional é drasticamente modificado fica mais complexo distribuir atualizações regulares para os seus usuários. E se tratando de tecnologia, um ano pode representar uma enorme defasagem no que diz respeito aos lançamentos de novos modelos de dispositivos. E por esse motivo, aparelhos em excelente estado de conservação são abandonados pelos seus fabricantes e param de receber atualizações importantíssimas que poderiam aumentar a sua vida útil.
Nessa coluna serão apresentados os principais sistemas operacionais baseados no Android e que podem ressuscitar aparelhos antigos para serem usados na realização das principais tarefas.
Como funciona
O sistema operacional Android tem o seu código fonte aberto e disponibilizado gratuitamente na internet. Isso permite que programadores possam personalizá-lo e distribuí-lo através de uma Custom ROM para os usuários que quiserem substituir a versão instalada pelo fabricante do aparelho. As versões alternativas do Android mais populares são as seguintes:
O projeto mais popular que permitiu que os fãs do Android pudessem instalar versões do sistema livres de personalizações dos fabricantes, anunciou o seu fim em dezembro de 2016 após 8 anos de atividade. Isso não significa que essa alternativa deva ser ignorada, principalmente pelos leitores que possuem aparelhos mais antigos. O site do projeto conta com um enorme número de ROMS que suportam centenas de modelos de aparelhos. Uma das vantagens oferecidas pelo CyanogenMod, é a ampla quantidade de documentação sobre o processo de instalação do sistema disponível na internet.
Está entre uma das versões alternativas do Android e que carrega parte do legado CyanogenMod. Atualmente estima-se que mais de 300 mil usuários já tenha instalado essa ROM. Ela conta recursos exclusivos e é suportada pela maioria dos modelos de dispositivos mais populares do mercado.
É mais uma opção muito popular para substituir o CyanogenMod após a sua descontinuação. Essa versão do Android oferece praticamente todas as vantagens encontradas CyanogenMod, inclusive a enorme variedade de modelos de dispositivos suportados. A comunidade de desenvolvedores e entusiastas da plataforma tem se mostrado extremamente ativa, o que a torna uma das melhores escolhas entre as opções estáveis disponíveis no mercado.
É uma versão do Android que se destaca pela interface simplificada sem abrir mão de um visual bonito. O foco do projeto está em oferecer um sistema operacional intuitivo apenas com os recursos que realmente são necessários, mas sem comprometer a experiência de uso. O resultado dos esforços dos desenvolvedores é um sistema com um ótimo desempenho e com um excelente visual. O aspecto negativo é que ele oferece suporte a um número limitado de modelos de aparelhos.
É uma versão do Android focada em melhorar o desempenho do smartphone e em oferecer funcionalidades exclusivas para os modelos de smartphones mais populares. A equipe de desenvolvimento tem disponibilizado atualizações com maior regularidade do que as outras versões alternativas do Android.
Instalando uma versão alternativa em seu dispositivo Android
A instalação de versões alternativas do Android não se restringe apenas aumentar a vida útil de aparelhos antigos, os dispositivos atuais também podem contar com um sistema operacional personalizado. Na próxima coluna será apresentado um guia detalhado sobre como escolher a versão do Android mais indicada para o modelo de aparelho, e realizar a sua instalação.
Imagem: Divulgação/LineageOS