Educação

Por G1 PE


Ana Clécia e Anderson Rocha estavam ansiosos para saber qual o tema da redação — Foto: Cláudia Ferreira/G1

Nos aglomerados em frente aos locais de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o assunto é um só: a temida redação. Neste domingo (4), último dia do teste de conhecimentos, os estudantes lançaram seus palpites sobre possíveis temas a serem propostos na produção textual antes dos portões fecharem. Entre os destaques estão conceito de família, mobilidade urbana e justiça.

Em frente ao prédio da Fafire, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, Caio Leonardo Gonçalvez, de 18 anos, sugeriu que o tema da redação neste domingo pudesse ser relacionado a casamento homoafetivo. "Eu acho que é um assunto bem forte para cair. O Enem aborda coisas atuais. E uma coisa que é muito forte hoje é conceito de família e racismo", opinou o estudante, que também cogitou uma proposta de redação sobre abandono de idosos.

Antes das provas, estudantes na Fafire debatiam qual seria o tema da redação do Enem — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Já os amigos Ana Clécia Silva, de 22 anos, e Anderson Rocha, de 20, estão apostando em proposta de redação sobre mobilidade urbana. Ela acredita que o tema proposto para os estudantes que fizeram o Enem em novembro, 'Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil', não deve se repetir. "Eu acredito que vai ser algo que fuja daquele tema, nada relacionado a religião. Mobilidade urbana e justiça com as próprias mãos foram os temas em que eu mais foquei no meu estudo", refletiu a candidata, que almeja uma vaga no curso de serviço social.

Por outro lado, Nalva Margarida, mãe de uma candidata, acredita na possibilidade desse tema retornar com outra abordagem. "Eu acho que esse é o elemento surpresa. Ninguém espera porque é muito óbvio e acaba caindo", concluiu Nalva.

Adiamento
Em Pernambuco, cerca de 17 mil candidatos fazem as provas do Enem neste final de semana, distribuídos em 20 locais de provas em oito cidades diferentes. O adiamento ocorreu porque os locais de prova estavam ocupados por estudantes contrários a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos da União.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?