Em 2013, astros do funk no Brasil levaram o estilo a um sucesso semelhante à explosão no início dos anos 2000. Anitta, Naldo, MC Marcelly e MC Gui têm hits e posturas que podem ser comparados a Kelly Key, Bonde do Tigrão e à coletânea "Furacão 2000 - Tornado muito nervoso 2", que invadiram TV e rádio do país entre 2000 e 2002 (veja quadro abaixo).
Anitta e Naldo cantam quatro músicas entre as cem mais tocadas de 2013 em rádios brasileiras, segundo dados da empresa de monitoramento Crowley obtidos pelo G1. Ela emplacou "Show das poderosas" (3º) e "Não para" (55º). Ele teve "Amor de chocolate" (5º) e "Se joga" (19º). Foi o primeiro ano com dois artistas surgidos no funk no "top 10". É o melhor resultado do estilo na lista desde 2002, quando Kelly Key emplacou três faixas: "Baba" (10º), "Anjo" (11º) e "Cachorrinho" (33º). As duas primeiras têm assinatura do MC de funk melody Andinho. Buchecha colocou "Fico assim sem você" em 68º naquele ano.
"O mercado percebeu que há qualidade", diz Naldo ao G1. "Eu trouxe isso com o DVD de 2011. Ajudei a abrir portas a outros artistas", acredita o cantor. DJ Malboro, veterano da cena carioca, acrescenta como fator do "furacão 2013" o sucesso do gênero em São Paulo. "E não é aquela coisa de boate de verão. É classe A e periferia", diz. Enquanto isso, o funk ostentação de SP chega às grandes gravadoras: MC Gui vai gravar um EP pela Universal, segundo a assessoria do cantor. Ele pode voar ainda mais alto em um "furacão 2014".