Por G1 MG — Belo Horizonte


Bloco 'Então, Brilha!', durante desfile do carnaval de 2016 — Foto: Pedro Ângelo/G1

O ano mal começou e o carnaval já “ferve” Belo Horizonte. Ensaios de blocos de carnaval levaram centenas de pessoas para as ruas nos primeiros finais de semana. A estimativa da Empresa de Turismo da capital (Belotur) é que a festa atraia mais de 2,4 milhões de foliões durante todos os dias do carnaval 2017.

O carnaval em Belo Horizonte vem apresentando crescimento de público, de blocos de rua e de geração de renda para o município desde 2010. Em 2011, foram 20 blocos, cerca de 70 em 2012, 90 em 2013, 140 em 2014, 200 blocos cadastrados em 2015, 217 registrados em 2016 e 363 cadastrados para 2017. E também há dezenas de blocos que não se cadastram na prefeitura, mas levam milhares de foliões às ruas.

Consolidado com um dos maiores carnavais no país, Belo Horizonte tem atraído público de todas as regiões. É um carnaval que se caracteriza pelos blocos de rua gratuitos. Pode chegar quem quiser curtir. Os blocos cadastrados têm apoio da Prefeitura com infraestrutura, como banheiros químicos e desvio de trânsito. Blocos não cadastrados buscam a infraestrutura por conta própria para garantir conforto aos foliões.

R2D2 espalhou fofura no bloco 'Unidos da Estrela da Morte', que homenageia a saga 'Star Wars' — Foto: Thaís Pimentel/G1

Em 2016, a Polícia Militar contou mais de 2 milhões de pessoas nas ruas, atrás dos trios e bandas. E teve bloco para todos os gostos, para além de marchinhas de carnaval, samba e axé. Teve rock, com o “Ziriggydum Stardust”, que homenageia o cantor David Bowie, e com a “Alcova Libertina” e até música de outra galáxia, com o “Unidos da Estrela da Morte”, inspirado na saga “Star Wars”. Para os amantes do jazz, o “Magnólia” mostra que cabe tudo no carnaval. E estreia neste ano o “Abre de Sésamo”, que homenageia o cantor Raul Seixas.

O bloco “Então, Brilha!” desfila, tradicionalmente, no amanhecer do sábado de carnaval. Saindo da Rua Guaicurus, famosa pelos prostíbulos no centro de Belo Horizonte, centenas de milhares de pessoas seguem o trio. A maioria deles com as cores do bloco, rosa e dourado. O nome do bloco é uma referência ao Hotel Brilhante, um dos mais conhecidos e antigos pontos de encontro.

Ritmistas na bateria do Baianas Ozadas, em Belo Horizonte — Foto: Thaís Pimentel/G1

O “Baianas Ozadas” foi o bloco que arrastou o maior número de foliões em 2016. De acordo com os organizadores, cerca de 1 milhão de pessoas seguiu o trio que toca axé e leva todo mundo pra Bahia.

O carnaval de Belo Horizonte ainda tem blocos que já se tornaram tradicionais, como o “Bloco da Praia”, “Juventude Bronzeada”, “Chama o Síndico”, “Mama na Vaca”, “Pena de Pavão de Krishna”, “Bloco do Peixoto”, “Bloco do Queixinho”, “Ordináááários”, e “Bloco do Aproach”, dentre outros.

Bateria linda do Beiço do Wando, em Belo Horizonte — Foto: Pedro Ângelo/G1

E tem também alguns mais recentes, como o “Beiço do Wando”, “Garotas Solteiras”, “Pisa na Fulô”, “Us Beethoven”, “Todo Mundo Cabe no Mundo”, “Angola Janga”, “Afoxé Bandarerê”, “Ilê Ayê”, dentre outros.

Shows

Se botar o bloco na rua não é sua onda, Belo Horizonte também conta com inúmeras festas, que trazem uma infinidade de estilos.

Wesley Safadão — Foto: Roberto Viana/Ag. Haack

A diversidade de ritmos dará o tom à folia no Mirante Beagá, que será o endereço de diferentes eventos durante o carnaval. Uma das atrações mais esperadas é Wesley Safadão. Ele comanda a festa “Na Farra com Safadão”, na segunda-feira (27), no espaço que fica no bairro Olhos D’Água, na Região Oeste.

No Mineirão, na Pampulha, o sertanejo terá espaço. Entre a sexta-feira (24) e o domingo (26), a esplanada do estádio será palco do “Carnaval Exclusive”, que conta com Gusttavo Lima, Matheus e Kauan e Zé Neto e Cristiano. Carrossel de Emoções, Felguk, Alexandre Peixe, Du Monteiro, Sorriso Maroto e Baianas Ozadas também integram a programação do evento.

Na segunda-feira (27), a vez será das crianças no Mineirão, com a festa “Carnaval Kids”. Para os pequenos foliões, as atrações são os palhaços Patati e Patatá, Pato Fu e o grupo Charanga das Padês.

Karol Conka — Foto: Caio Kenji/G1

No Parque das Mangabeiras, o carnaval terá atrações do rock ao rap. O espaço situado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte sediará o “Festival Carnavália” entre o sábado (25) e a terça-feira (28). Nando Reis, Buchecha, Karol Conka, Gabriel O Pensador estão entre os destaques da festa.

Escolas de Samba e Blocos Caricatos

Um decreto de 1980 instituiu o desfile oficial do Carnaval em Belo Horizonte. Escolas de samba e grupos caricatos desfilaram, pela primeira vez, na Avenida Afonso Pena. Entre idas e vindas nestes anos, o desfile será novamente na Avenida Afonso Pena, um dos principais corredores do centro da capital.

Estão previstos desfiles das agremiações Acadêmicos de Venda Nova, Canto da Alvorada, Cidade Jardim, Estrela do Vale, Força Real, Imperavi dos Ouros e Mocidade Independente Bem-Te-Vi.

Também desfilam os blocos caricatos Acadêmicos do Samba Por Acaso, Aflitos do Anchieta, Bacharéis do Samba, Corsários do Samba, Estivadores do Havaí, Infiltrados do Santa Tereza, Inocentes do Santa Tereza, Mulatos do Samba e Vila Estrela.

A programação dos desfiles ainda será divulgada pela Belotur.

Bloco Juventudade Bronzeada arrasta milhares de pessoas por ruas da Floresta, em Belo Horizonte — Foto: Pedro Ângelo/G1

Muso do Juventude Bronzeada — Foto: Pedro Ângelo/G1

Musas do Todo Mundo Cabe no Mundo — Foto: Thaís Pimentel/G1

No carnaval de Belo Horizonte cabe todo mundo — Foto: Thaís Pimentel/G1

A Rua da Bahia foi tomada pelo Baianas Ozadas, em Belo Horizonte — Foto: Pedro Ângelo/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1