11/05/2016 14h59 - Atualizado em 11/05/2016 14h59

Reveja série de reportagens da 'Missão Cruls'

Cientistas desbravaram cerrado para demarcar terras, no fim do século 19.
Material reconstrói trajetória e revela importância dos 'pioneiros da capital'.

Do G1 DF

Engenheiro e astrônomo belga Louis Ferdinand Cruls, líder da primeira expedição ao interior do país para demarcar a nova capital federal, no fim do século 19 (Foto: TV Globo/Reprodução)Engenheiro e astrônomo belga Louis Ferdinand Cruls, líder da primeira expedição ao interior do país para demarcar a nova capital federal, no fim do século 19 (Foto: TV Globo/Reprodução)

Uma das séries mais elaboradas da TV Globo Brasília, "Missão Cruls - A missão que marcou a capital", produzida para homenagear os 55 anos da capital, em abril de 2015 mostrou como o Distrito Federal foi demarcado. Com seis capítulos, a produção resgatou a expedição que desbravou cenários desconhecidos no interior do país, no fim do século 19. (Reveja abaixo todos os vídeos da série).

 

O material com as reportagens chegou a ser entregue para ser usado como material pedagógico em escolas públicas do DF.

Para reconstruir a história da Missão Cruls, a reportagem percorreu cenários de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Também foi à Bélgica, onde nasceu o engenheiro e astrônomo Louis Ferdinand Cruls, líder dos 21 cientistas que integraram a expedição.

Expedição histórica
No final do século 19, o Brasil tinha pouco mais de 14,3 milhões de habitantes – 7 em cada 10 brasileiros moravam no litoral, e o índice de ocupação no Centro-Oeste era de 0,2 habitante por quilômetro quadrado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Belga naturalizado brasileiro, Cruls se tornou amigo do diplomata Joaquim Nabuco, deu aulas de astronomia ao imperador Dom Pedro II e dirigiu o Observatório Nacional do Rio de Janeiro. Neste período, viu a promulgação da Constituição de 1891, a primeira da República, que previa a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o interior do país.

Observatório original,construído em 1892 pela equipe da Missão Cruls, chefiada pelo astrônomo e engenheiro militar belga Louis Ferdinand Cruls,para determinar as coordenadas geográficas do Distrito Federal  a partir das estrelas. (Foto: Káthia Mello/G1)Acima, réplica de observatório construído em 1892 pela equipe da Missão Cruls (abaixo), chefiada pelo belga Louis Ferdinand Cruls,para determinar as coordenadas geográficas do DF (Foto: Káthia Mello/G1)

“Fica pertencente à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura Capital Federal”, dizia a Carta Magna da época.

Premiado em todo o mundo, Cruls emprestou seu nome a um cometa e a crateras na Lua e em Marte, antes de ser escolhido para chefiar a Comissão Exploradora do Planalto Central. Para a missão, o cientista chamou colegas do observatório e ex-alunos da Escola Superior de Guerra e da Escola Militar da Praia Vermelha, na Urca (RJ).

No total, 21 cientistas partiram do Rio de Janeiro rumo ao planalto central em junho de 1892. Foram nove meses de viagem, 5.132 quilômetros percorridos e 9.640 toneladas de bagagem.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de