O Passaporte Cultural nasceu em 14 de junho de 2021 com o intuito de ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda. Tendo também como objetivo regulamentar e continuar a política cultural iniciada no processo de seleção de propostas culturais, com a finalidade de formar plateia e democratizar a cultura em equipamentos culturais localizados no Estado do Rio de Janeiro.
Este programa está beneficiando cidadãos de todas as idades. Para quem deseja participar do Programa, é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected] . Quem pode participar deste programa? As instituições como; Escolas públicas estaduais ou municipais, Entidades beneficentes de assistência social, Associações de moradores, Organizações culturais comunitárias, Universidades públicas ou privadas e Secretarias deste Governo do Estado e dos Municípios do Rio de Janeiro.
Clique aqui para mais informações sobre o programa.
Querem conhecer quais são os equipamentos culturais públicos e privados que fazem parte deste programa? É só continuar a leitura abaixo, onde temos um breve resumo para deixá-los entusiasmados a conhecer cada espaço do nosso estado!
A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro tem como objetivo divulgar a Astronomia e Ciências Afins de maneira didática e interativa, por meio de experimentos, sessões de cúpula e eventos culturais. No Museu do Universo há uma área muito interessante, a Nave Escola! Na forma de uma nave espacial, o visitante, ao entrar, se sente como um comandante em uma viagem pelo espaço. Outra parte interessante são os quiosques do Sistema Solar onde pode-se saber o peso em cada planeta, além de muitas curiosidades sobre os mesmos.
Saiba mais AQUI
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, transformando-o em objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentando seu valor de mercado. É formado por três edificações históricas localizadas na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. Esse complexo arquitetônico está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual, e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.
Saiba mais AQUI
Unicirco Em Busca da Alma do Circo! Palhaços, malabaristas, acrobatas, trapezistas e saltadores em um grande reencontro com o público. Um show acrobático que une elementos tradicionais e modernos em uma declaração de amor à arte circense. Depois de 1 ano e meio sem espetáculos com público, a Unicirco propõe esta provocação: Onde está a Alma do CIRCO? No palhaço? No trapezista? Debaixo da lona? Na pipoca ou no algodão doce? Nas crianças? Nas crianças… enquanto houver uma criança, sempre haverá um circo. O show Em Busca da Alma do Circo é uma das ações do Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade 5, um programa artístico com objetivos sociais, gerido pelo Instituto Unicirco Marcos. Além do espetáculo, o Instituto Unicirco realiza buscas por novos talentos, ministra oficinas de circo, oferece reforço escolar e acompanhamento psicossocial aos participantes, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e também de contribuir para o vigor do segmento circense no Brasil. Classificação: Livre
Saiba mais AQUI
Inaugurado em março de 2013, o MAR está instalado em duas construções com estilos heterogêneos, porém interligados. O antigo palacete de D. João VI se une à uma edificação modernista. O primeiro prédio abriga as salas de exposições, que recebem mostras nacionais e internacionais, de assuntos do passado e do momento presente. Já no segundo, funciona a Escola do Olhar, que desenvolve programas acadêmicos sobre arte, cultura e educação.
Saiba mais AQUI
A Biblioteca Parque Estadual (BPE), antes conhecida como Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro e Biblioteca Estadual Celso Kelly, é uma biblioteca pública, espaço da Secretaria de Estado de Cultura administrado pela organização social Instituto de Desenvolvimento e Gestão e situado no Centro (avenida Presidente Vargas) da cidade do Rio de Janeiro. Lugar de memória e experimentação, o espaço promove a leitura e o conhecimento como pilares da cultura cidadã. Atualmente, a BPE conta com um acervo literário de cerca de 200 000 títulos.
Saiba mais AQUI
O Parque Lage está ligado à memória de nossa cidade. Antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial, suas terras se estendiam até as margens da lagoa, (atual Rodrigo de Freitas), conhecida na época pelos índios como de Sacopenapã – lagoa de raízes chatas, em Tupi-Guarani. Os jardins que cercam a casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. São organizados de forma geométrica e o entorno compreende 52 hectares de floresta exuberante, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico. Pode-se também circular dentro de uma das cavernas artificiais e admirar os aquários incrustados nas paredes. Os 12 tanques – o maior deles com capacidade para seis mil litros – abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros.
Saiba mais AQUI
Uma viagem no túnel do tempo que traz emoção única à Nação e aos apaixonados por futebol e esportes. Aprenda a história e se emocione com acervos de imagens, linha do tempo, áudios históricos, reprodução do vestiário de 1981 e a arquibancada de troféus, incluindo o Mundial de 1981, as taças Libertadores de 1981 e 2019, o Brasileiro de 2019 e as recentes conquistas do Brasileiro de 2020, da Supercopa de 2020 e 2021 e a Recopa de 2020.
Saiba mais AQUI
O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento de visitação pública, 100% privado, moderno e multifuncional, de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Assim, criou a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro – que tem vocação natural para o turismo ligado ao mar – oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil.
Saiba mais AQUI
O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. Suas exposições oferecem uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Ele é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
Saiba mais AQUI
O Museu Naval está localizado no Centro do Rio de Janeiro, onde está a sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o Espaço Cultural da Marinha e a Ilha Fiscal. No Museu, embarque na exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil” e descubra a importância da Marinha para consolidar a unidade nacional. Mais adiante, conheça o Espaço Cultural com os Passeios Marítimos (Baía de Guanabara e Ilha Fiscal), a Nau dos Descobrimentos, o Helicóptero, o Submarino-Museu “Riachuelo” e o Contratorpedeiro “Bauru”. Por fim, visite a Ilha Fiscal, palco do último Baile do Império.
Saiba mais AQUI
O Museu da Imagem e do Som tem como missão celebrar e conservar a cultura brasileira em todos as suas nuances desde sua criação, em 1965. Tanta história permitiu que o MIS fosse o Museu escolhido para ganhar uma nova sede que pudesse divulgar não só a memória nacional, mas a alma carioca. Enquanto isto, a equipe do MIS permanece exercendo suas atividades e disponibiliza uma vasta programação cultural para o Rio de Janeiro em suas duas sedes, na Praça XV e na Lapa, além de estar aberto para eventos e oficinas. O Museu possui o maior acervo audiovisual do Estado, com mais de 300 mil itens. Nas duas sedes estão divididas as diferentes tipologias. Na Lapa estão as partituras, o setor sonoro, o textual e o tridimensional, já na Praça XV estão os audiovisuais e os iconográficos. Ambos os prédios possuem sala de pesquisa e também recebem diversos eventos da programação cultural.
Saiba mais AQUI
Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Sua história mistura-se com a trajetória da cultura do País. Ao longo de pouco mais de um século de existência, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, da música e da ópera.
Saiba mais AQUI