fbpx

Casa de Oliveira Vianna


Localizada no bairro do Fonseca, em Niterói, reúne a documentação e os objetos pessoais de um dos sociólogos brasileiros mais atuantes durante a primeira metade do século XX, Francisco José de Oliveira Vianna. O acervo inclui mobiliário, louças, cristais, quadros, biblioteca e arquivo pessoal.

 O imóvel, residência de Francisco até a sua morte, em 1951, foi adquirido quatro anos mais tarde pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e transformada em Fundação Oliveira Vianna. Em abril de 1975, veio a integrar a Fundação Estadual de Museus do Rio de Janeiro, recebendo o nome de Casa de Oliveira Vianna. Mais adiante, em abril de 1980, passou a pertencer à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado Do Rio de Janeiro (FUNARJ), sendo tombada pelo Patrimônio Histórico da Prefeitura de Niterói em 31 de dezembro de 1992.

 Oliveira Vianna deixou um grande legado: 16 obras publicadas, um acervo bibliográfico composto por aproximadamente 8.347 exemplares inventariados – relativos aos campos de conhecimento da Sociologia, da Antropologia, da História e do Direito – , sendo, 4.944 exemplares de livros, 3.403 avulsos e  fascículos de periódicos;  e um acervo documental composto por 2.173 correspondências, 278 fotos,126 artigos de jornal inventariados e mais anotações pessoais, pareceres jurídicos, artigos de jornais escritos e colecionados por Oliveira Vianna, documentos pessoais, mapas e plantas, ainda em fase de catalogação, num total aproximado de 20 mil itens.

 Atualmente está fechado à visitação, mas continua atendendo a pesquisadores, via e-mail ou por telefone.

Endereço: Alameda São Boaventura, 41 – Fonseca – Niterói – RJ, CEP 24130-005

Telefone: (21) 3601-8220

E-mail:  [email protected]

 Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de 10h às 17h.