Loading AI tools
Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Marcos Romão dos Reis Júnior (Loures, 6 de Março de 1917 — Loures, 30 de Outubro de 2000) foi um músico, maestro, compositor, professor de clarinete e chefe de banda militar português.
Ingressou aos 16 anos na Banda da Marinha Portuguesa como grumete atingiu o topo da carreira com o posto de Capitão de fragata.[1]
Manteve-se na chefia da Banda da Marinha Portuguesa entre 1956 e 1975.[2] Foi ainda autor de várias composições e arranjos musicais tendo também sido maestro de várias Bandas civis.
Um dos mais destacados maestros da banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense (1941 - 1955).
Foi professor de Clarinete no Conservatório Nacional de Lisboa de 1957 até meados da década de 80 do sec.XX.[3]
Entre 1980 e 1987 foi professor de Clarinete na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras.
(*) Escrita para a Banda das Armada. (**) Escrita para a Banda da Armada, mas para ser executada durante as Comemorações Henriquinas de 1960. (***) Obra consagrada à família. (****) Escrita para a Banda da Força Aérea Portuguesa.
Nota: Em itálico as obras gravadas em disco.
Grande parte dos manuscritos destas obras encontra-se no Museu Municipal de Loures/Quinta do Conventinho.[3] Encontram-se ainda algumas obras desta lista nos arquivos musicais da Banda da Armada Portuguesa e da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa
Seamless Wikipedia browsing. On steroids.
Every time you click a link to Wikipedia, Wiktionary or Wikiquote in your browser's search results, it will show the modern Wikiwand interface.
Wikiwand extension is a five stars, simple, with minimum permission required to keep your browsing private, safe and transparent.