Nuvaring: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Nuvaring é um contraceptivo na forma de anel vaginal que contém os hormônios etonogestrel e etinilestradiol, que são semelhantes àqueles utilizados em pílulas anticoncepcionais, sendo indicado para prevenir a gravidez.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O anel vaginal, como o Nuvaring, é um dos diferentes tipos contraceptivos. Consiste em um anel flexível que é utilizado dentro da vagina e apresenta hormônios que são absorvidos pelo organismo e agem impedindo a ovulação. Conheça os principais métodos contraceptivos.

Antes de usar Nuvaring, é recomendado consultar um ginecologista. Este contraceptivo somente deve ser usado com orientação médica, devido ao risco de efeitos colaterais sérios como trombose venosa ou arterial, embora seja raro.

Anel vaginal

Para que serve

O Nuvaring é indicado para prevenir a gravidez.

Este anel vaginal contém os hormônios etonogestrel e etinilestradiol, que são semelhantes àqueles encontrados em alguns anticoncepcionais orais.

Leia também: Anel vaginal: o que é, como funciona e como usar tuasaude.com/anel-vaginal

Quando utilizado, os hormônios do anel são absorvidos pela mucosa vaginal e agem no organismo.

Assim, o Nuvaring funciona impedindo a ovulação, interrompendo o preparo adequado do útero para a gravidez e estimulando a produção de um muco cervical mais espesso.

Como usar

O Nuvaring deve ser colocado na vagina, idealmente, no primeiro dia da menstruação e usado continuamente por 3 semanas, de acordo com a orientação médica.

Após o fim deste período, normalmente é recomendado ficar sem o anel por uma semana para permitir a menstruação e, depois, colocar um novo.

O sangramento tende a começar 2 a 3 dias após a retirada do Nuvaring e o novo anel deve ser colocado 7 dias após a remoção do anterior, mesmo que o sangramento ainda não tenha parado completamente.

O efeito do Nuvaring tende a começar após os primeiros 7 dias de uso. Por isso, especialmente se for iniciado após o primeiro dia da menstruação, é recomendado associar o uso de outro método contraceptivo durante este período.

Como colocar o anel Nuvaring

O anel Nuvaring pode ser colocado manualmente da seguinte forma:

  1. Comprimir o anel com dedos indicador e polegar, até que seu formato fique parecido com o número “8”;
  2. Escolher uma posição confortável, por exemplo, em pé com uma das pernas apoiada sobre uma cadeira, agachada ou deitada;
  3. Inserir o anel na vagina, empurrando-o para dentro até senti-lo confortável, não existindo uma posição exata para o anel fazer o seu efeito.

Caso o anel saia acidentalmente, deve ser recolocado assim que possível, porque ficar mais de 3 horas sem o Nuvaring reduz seu efeito.

Caso isso aconteça e a mulher ainda esteja na 1ª ou 2ª semana de uso, é recomendado também utilizar outro método contraceptivo por 7 dias.

Já se a mulher ficar mais de 3 horas sem o Nuvaring na 3ª semana, é recomendado descartá-lo e iniciar um novo ciclo de 3 semanas com outro anel.

Caso o Nuvaring tenha sido usado continuamente nos últimos 7 dias, alternativamente é possível antecipar o seu período de pausa.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais ao usar Nuvaring são:

  • Diminuição da libido;
  • Dor de cabeça;
  • Desconforto no abdome ou náusea;
  • Aumento da sensibilidade das mamas;
  • Maior desconforto menstrual;
  • Aumento do apetite e/ou peso;
  • Trombose venosa ou arterial, embora seja raro;
  • Reações alérgicas, em alguns casos.

O uso de anéis vaginais, como o Nuvaring, normalmente não incomoda ou causa desconforto durante a relação sexual.

Seus principais efeitos colaterais são parecidos com aqueles que podem surgir quando se usa a pílula anticoncepcional devido à presença de hormônios.

Leia também: 9 efeitos colaterais do anticoncepcional (e o que fazer) tuasaude.com/7-efeitos-colaterais-mais-comuns-da-pilula-anticoncepcional

Quando não é indicado

O Nuvaring não é indicado em caso de:

  • Sangramento vaginal de causa desconhecida;
  • Mulheres amamentando;
  • Doenças que aumentam o risco de coagulação do sangue;
  • Cirurgias grandes com período prolongado de imobilização;
  • Enxaqueca com aura;
  • Histórico de trombose venosa, AVC, infarto ou dor no peito associada a problemas cardíacos;
  • Alguns tipos câncer, especialmente no fígado ou mama;
  • Reações alérgicas anteriores devido ao uso de Nuvaring.

Além disso, existem outras situações em que, dependendo do histórico de saúde da mulher, o Nuvaring também não deve ser utilizado devido a um maior risco de trombose.

São exemplos mulheres com mais de 35 anos que fumam ou em caso problemas como obesidade ou pressão alta.

Leia também: Trombose: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/trombose

Por isso, antes de usar Nuvaring, é recomendado consultar um ginecologista para saber se este método contraceptivo é indicado.

Vídeos relacionados

CAMISINHA FEMININA: como colocar e o que não fazer

07:35 | 166.441 visualizações

O que fazer se esquecer de tomar a Pílula

03:42 | 313.573 visualizações