Para aumentar a libido feminina é recomendado praticar atividade física regularmente, dormir bem e fazer exercícios de Kegel, pois aumentam a disposição e o bem-estar, além de estimular a circulação da região genital e melhorar a lubrificação.
A libido é o desejo sexual e sua diminuição pode ser causada por alterações hormonais, físicas ou emocionais, resultando em falta de desejo pelo contato íntimo, redução ou falta de prazer durante a relação, por exemplo.
Leia também: Falta de libido: 11 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/libidoAs formas de aumentar a libido feminina podem ajudar a aumentar o desejo sexual, no entanto, é recomendado consultar o ginecologista para verificar se existem alterações que necessitam de tratamento médico.
7 dicas para aumentar a libido feminina
As principais formas de aumentar a libido feminina são:
1. Praticar exercício físico
Praticar exercício físico regularmente melhora o condicionamento físico, a disposição e a autoestima da mulher, sendo úteis para melhorar a lubrificação e a irrigação dos genitais.
Além disso, durante o exercício o corpo libera hormônios como a adrenalina, noradrenalina e endorfinas que dão energia, prazer e bem estar.
Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica2. Fazer exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel podem ajudar a aumentar a libido feminina, sendo feitos com exercícios de contrair e relaxar os músculos pélvicos, localizados no interior da vagina.
Isso porque esses exercícios aumentam o fluxo de sangue para a região íntima, melhoram o tônus dos músculos pélvicos, alongam o canal vaginal e deixam o colo do útero mais alto, reduzindo o desconforto durante o contato íntimo.
Leia também: Como fazer os exercícios de Kegel corretamente tuasaude.com/exercicios-de-kegel3. Pompoarismo
O pompoarismo também pode melhorar o prazer sexual, aumentar o desejo pelo contato íntimo e a libido e prevenir o surgimento de problemas de incontinência urinária ou fecal.
4. Dormir bem
Dormir bem, pelo menos 8 a 9 horas por noite, ajuda a evitar desequilíbrios hormonais, além do estresse e cansaço durante o dia que podem provocar diminuição do desejo sexual.
Desta forma, dormir bem pode ajudar a aumentar a libido feminina, além de melhorar o humor e os níveis de energia.
Leia também: 8 passos para dormir mais rápido e melhor tuasaude.com/como-dormir-mais-rapido5. Comer alimentos afrodisíacos
Alimentos como pimenta, açafrão, gengibre e Ginseng favorecem a produção hormonal e melhoram a circulação sanguínea, favorecendo o contato íntimo.
Estes alimentos devem ser consumidos diariamente e se possível em todas as refeições para que tenham o efeito esperado.
Uma outra possibilidade é recorrer a chás ou suplementos para apimentar a relação. Veja alguns exemplos de remédios caseiros para aumentar o apetite sexual.
Confira no vídeo a seguir os alimentos que ajudam a aumentar a libido e como preparar uma refeição afrodisíaca:
ESTIMULANTE SEXUAL NATURAL
09:00 | 664.643 visualizações6. Ter uma alimentação saudável
Ter uma alimentação saudável, aumentando o consumo de vegetais, frutas, legumes e proteínas magras, ajuda a melhorar a circulação sanguínea de todo o corpo, inclusive da região genital, aumentando a libido.
Além disso, deve-se evitar alimentos ricos em açúcar e gorduras, industrializados e ultraprocessados, para ajudar a reduzir a resistência à insulina, que está associada à síndrome dos ovários policísticos que pode causar diminuição da libido.
Leia também: 8 benefícios da alimentação saudável (e como fazer) tuasaude.com/alimentacao-e-saude7. Aumentar a lubrificação íntima
Uma boa estratégia é colocar um pouquinho de um lubrificante íntimo à base de água na região genital, antes ou durante o contato íntimo, para diminuir um pouco o atrito pele a pele, que pode incomodar alguns casais.
8. Se expôr ao sol nas horas certas
A exposição solar no início da manhã e no final da tarde, antes das 10h e após as 16h não traz riscos para saúde e aumenta a produção de vitamina D, fortalecendo os ossos.
Além disso, ela também traz benefícios para a saúde sexual feminina porque aumenta a produção hormonal e também melhora a autoestima da mulher, favorecendo o contato íntimo.
Leia também: Melhor horário para tomar sol (e produzir vitamina D) tuasaude.com/vitamina-d-e-sol9. Dedicar tempo ao parceiro
A maioria das mulheres têm maior interesse pelo contato sexual quando está feliz e satisfeita no seu relacionamento.
Desta forma, passar algum tempo juntos, assistindo um filme ou sair para passear ou dançar, ajuda a mulher a se sentir amada e valorizada, fazendo com que tenha mais vontade para o sexo.
Além disso, o carinho através do toque físico ou ouvir palavras de afirmação também ajudam a mulher a sentir-se mais desejada.
É importante que o(a) parceiro(a) saiba identificar como a mulher se sente mais amada e também investir nessa estratégia para aumentar o desejo feminino.
10. Conhecer o próprio corpo
A masturbação ajuda a mulher a se conhecer, permitindo identificar a localização do clitóris, o que é muito importante para orientar o(a) parceiro(a) para a estimular, de forma a chegar mais facilmente ao orgasmo.
É preciso salvaguardar que se a mulher não estiver realmente interessada no contato íntimo, mesmo que o(a) parceiro(a) estimule o seu corpo, ela poderá não ficar excitada ou satisfeita com o contato íntimo.
11. Evitar bebidas alcoólicas e cigarro
Evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso ou com frequência e/ou parar de fumar também ajudam a aumentar a libido.
Isso porque o álcool e a nicotina afetam a circulação sanguínea, diminuem a lubrificação vaginal e dificultam o orgasmo.
12. Investir nas preliminares
Investir nas preliminares é outra forma de aumentar a libido feminina, pois aumenta o prazer durante o contato íntimo e a satisfação com o relacionamento.
Desta forma, aumentar o tempo de preliminares antes do contato íntimo e explorar desejos do casal, ajudam a melhorar a lubrificação feminina e a libido.