Logomarca do periódico: Pesquisa Veterinária Brasileira

Open-access Pesquisa Veterinária Brasileira

Publicação de: Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
Área: Ciências Agrárias Versão impressa ISSN: 0100-736X
Versão on-line ISSN: 1678-5150

SOBRE O PERIÓDICO

 

A PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA (http://www.pvb.com.br), (Título abreviado: Pesq. Vet. Bras. Versão Impressa ISSN 0100-736X, Versão Online ISSN 1678-5150) publica artigos científicos com foco em patologia no seu sentido amplo, nas áreas: Doenças de Animais de Produção (LD), Doenças de Pequenos Animais (SA) e Medicina de Animais Selvagens (WM).

 

 

Breve Histórico

 

A Pesq. Vet. Bras. é um periódico brasileiro de abrangência internacional, escrito em língua inglesa, com acesso aberto que publica pesquisas revisadas por pares com base na sua consistência, originalidade, importância, interesse interdisciplinar, atualidade, acessibilidade e conclusões pertinentes.

Pesq. Vet. Bras.é publicada desde 1959. Inicialmente sob o título “Arquivos do Instituto de Biologia Animal”, possui três fascículos (1959-1961) editados pelo Instituto de Biologia Animal, órgão extinto vinculado ao Ministério de Agriculta e Pecuária. Foi descontinuada entre 1962 e 1965, porém ressurgiu em 1966 como a Série Veterinária do periódico “Pesquisa Agropecuária Brasileira” editada de 1966 a 1976 pelo antigo Departamento Nacional de Pesquisa e Experimentação Agropecuária (DNPEA), hoje Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 11 fascículos publicados. A revista foi novamente descontinuada entre os anos de 1977 e 1980. Após a fundação do Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA), em 1978, o periódico retornou em 1981, como publicação oficial editada pelo CBPA sob o atual título “Pesquisa Veterinária Brasileira” e está sendo publicada ininterruptamente desde então.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Este periódico segue o modelo Gold Open Access (a versão final dos artigos publicados está permanentemente e gratuitamente disponível online para todos).

A Pesq. Vet. Bras. incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints, bioRxiv, Researchsquare, ou outras, para que as pesquisas sejam discutidas abertamente, antes de serem publicadas.

Também em sintonia com as práticas da Ciência Aberta, o periódico oferece aos autores e revisores a opção de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. No momento da submissão do manuscrito, solicitamos que seja preenchido o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, no qual os autores compartilham com o periódico informações do manuscrito de acordo com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.

A Pesq. Vet. Bras. incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, (Zenodo, Figshare, OSF, NCBI, Mendeley Data, LILACS, BVS, OPAS, ESCRA, Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) caso não possam ser publicados no próprio trabalho. Essa informação deve ser indicada no manuscrito. No momento da submissão do manuscrito, solicitamos que seja apresentado um Data availability statement indicando a plataforma de divulgação de dados utilizada. Recomendamos que os autores disponibilizem, quando solicitado, o conjunto de dados não depositados em plataforma de dados abertos.

São solicitadas declarações sobre Credit author statement descrevendo a contribuição de cada autor no trabalho a ser publicado. São solicitadas declarações sobre Conflict of interest statement para declarar qualquer afiliação ou envolvimento em uma organização ou entidade com interesse financeiro ou não financeiro no assunto ou materiais discutidos neste manuscrito.

Ressalta-se a importância de considerar as declarações e agradecimentos às agências de fomento responsáveis pelos financiamentos das pesquisas e na concessão das bolsas de estudo.

 

 

Ética na Publicação

 

A Pesq. Vet. Bras. dedica-se a cumprir as boas práticas e segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas pelas instituições nacionais e internacionais. Esse compromisso é evidenciado através da exigência de comprovação de que o artigo a ser considerado para publicação tenha sido avaliado por um Comitê de Ética para Uso de Animais (CEUAs), quando produzidos por autores brasileiros, ou órgão semelhante, quando de autoria internacional.

A Pesq. Vet. Bras. tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação em conformidade com padrões de comportamento ético esperado das partes envolvidas: autoria, edição e revisão pelos pares. Autores, Editores e Revisores são incentivados a estudar e seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica conforme as diretrizes estabelecidas pelas organizações: COPE, CARE, Equator Network, ICMJE, e o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.

Para promover a predominância de originalidade dos textos o periódico adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados, Pesq. Vet. Bras. não aceita plagio ou qualquer outro comportamento antiético. Quando é detectado plágio os autores são informados, com a apresentação do relatório gerado pelo software Ithenticate.

Os autores no momento de envio dos artigos para o periódico devem declarar em sua Cover Letter que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado e não está em processo de revisão e avaliação em nenhum outro periódico.

Quando houver dúvida ou questionamento, o Editor-Chefe entrará em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores e se for comprovada duplicidade, serão contactadas as instituições de afiliação dos autores ou as agências de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa e o artigo será recusado para publicação. O periódico segue os diagramas de fluxo do COPE para identificação e orientação sobre más condutas. O(s) autor(es) do artigo em que for constatado alguma má conduta ficam impossibilitados de publicar na Pesq. Vet. Bras por cinco anos.

 

 

Foco e Escopo

 

A Pesq. Vet. Bras. publica assuntos sobre doenças em animais. O periódico detalha as investigações diagnósticas de doenças naturais (emergentes, reemergentes ou enzoóticas) e experimentais; especialmente que ocorrem em território brasileiro. A submissão de artigos sobre doenças de animais em outros países, bem como tópicos sobre doenças animais relacionados com saúde pública é encorajada. Patologia em seu sentido amplo é o carro-chefe da revista, incluindo diagnóstico laboratorial, epidemiologia, clínica, e outras áreas que se relacionam diretamente com a Saúde Única na qual a ciência laboratorial é utilizada como base de diagnósticos de doenças em programas de saúde animal. Os volumes da Pesq. Vet. Bras. são anuais, publicados em fluxo contínuo, divididos em três áreas: Doenças de Animais de Produção (LD), Doenças de Pequenos Animais (SA) e Medicina de Animais Selvagens (WM). Os trabalhos aceitos são publicados como Artigos Originais, Artigos de Revisão ou Tópicos de Interesse Geral; Relatos de Casos são aceitos apenas na área WM. As publicações visam um público que consiste em veterinários, patologistas, equipes de laboratório de diagnóstico veterinário, patologistas toxicológicos, patologistas comparativos, pesquisadores de patologia médica, cientistas ambientais e outros envolvidos em diagnóstico veterinário e pesquisas com animais domésticos e selvagens.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

A Pesq. Vet. Bras. é indexada por:

 

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Pesquisa Veterinária Brasileira
  • Título abreviado: Pesq. Vet. Bras.
  • Publicação do Publisher: Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
  • Periodicidade: Volumes Anuais
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de publicação do primeiro volume: 1981
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Os trabalhos aceitos na Pesq. Vet. Bras. são publicados em três áreas: Doenças de Animais de Produção (LD), Doenças de Pequenos Animais (SA) e Medicina de Animais Selvagens (WM). Essas áreas formam os volumes anuais, publicados em fluxo contínuo, compostos por Artigos Originais, Artigos de Revisão ou Tópicos de Interesse Geral; Relatos de Casos são aceitos apenas na área WM. O periódico encontra-se em fase de implementação de uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para a divulgação de trabalhos publicados e popularização da ciência.

 

 

Políticas Gerais

 

Os artigos podem ser submetidos nos idiomas: português ou inglês. Após a avaliação por pares e aceite do trabalho para publicação na Pesq. Vet. Bras. os textos em português serão ser traduzidos para o idioma inglês, pela responsabilidade do(s) autor(es). Autores que não sejam nativos no idioma inglês deverão procurar auxílio de uma empresa de tradução. Os textos em inglês deverão ser acompanhados de documento que comprove sua revisão por profissionais com proficiência na língua inglesa. A revista faz revisão do texto no idioma português e inglês antes da publicação. Se o texto não estiver adequado, o(s) autor(es) são comunicados e será informado um prazo para que possam fazer as correções.

O texto submetido deverá ser inédito e não pode ser submetido à outra revista concomitantemente. O periódico utiliza o sistema anti-plágio disponível na plataforma Ithenticate para verificação da originalidade do artigo. Caso o artigo esteja publicado em repositório preprint, é necessário informar o identificador de acesso no momento da submissão.

O periódico reserva-se o direito de submeter todos os trabalhos a um conselho de revisores plenamente autorizado a decidir pela sua aceitação, ou devolvê-los aos autores com sugestões e alterações no texto, e ou para adaptação ao regulamento editorial da revista. Também em sintonia com as práticas da Ciência Aberta, o periódico oferece a autores e revisores opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Os conceitos expressos nos trabalhos publicados são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Editor-Chefe, Editores Associados ou do Conselho Editorial.

As datas de recebimento e aceite são publicadas nos artigos.

O periódico cobra taxa por artigo aceito para publicação conforme descrito na sessão “Cobrança de taxas” abaixo. Não há taxa de submissão ou avaliação. A taxa será paga pelo(s) autor(es) após o recebimento da carta de aprovação do artigo para publicação.

Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

O texto deverá vir devidamente revisado pelo(s) autor(es). Manuscritos que não estiverem adequados às normas da Pesq. Vet. Bras. serão rejeitados.

Os autores devem ter registro no ORCID e disponibilizar link de acesso no seu perfil.

A Pesq. Vet. Bras. utiliza o software ScholarOne Manuscripts para submissões de manuscritos online. Os autores devem inicialmente criar uma conta no ScholarOne. O sistema orientará os autores através de um processo passo a passo para criar a conta. Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a sequência de autores antes de submeter seu manuscrito e encaminhem a lista definitiva de autores no momento da submissão. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido. A mudança na autoria requer nova submissão.

Uma vez criada, os autores podem enviar seus manuscritos entrando em sua “Central de Autores” e clicando no botão “Clique aqui para enviar um novo manuscrito”. Os autores devem preparar os manuscritos de acordo com as instruções abaixo. O não cumprimento das normas poderá resultar em atrasos ou na rejeição do manuscrito. Caso qualquer dificuldade seja encontrada em qualquer momento no processo de submissão, os autores são incentivados a entrar em contato com a Pesq. Vet. Bras. pelo e-mail [email protected].

Em 2018 a Pesq. Vet. Bras. adotou práticas de edição de imagens para garantir qualidade de material visual. A partir de janeiro de 2019 todos os artigos passaram a ser publicados em inglês, com resumo em português e abstract em inglês. Em 2021 foi adotada a periodicidade de publicação contínua e foi iniciado o planejamento para implementação das práticas de Ciência Aberta.

 

 

Preprints

 

Um preprint é uma versão de um artigo depositado em uma plataforma digital para avaliação aberta antes ou durante a avaliação por pares de um periódico. O uso dos preprints é uma opção e escolha dos(as) autores(as) e a Pesq. Vet. Bras. aceita a submissão de manuscritos previamente depositados. Recomendamos priorizar servidores de preprint confiáveis, com visibilidade e de fácil acesso e, preferencialmente, com afinidade à Ciências Médicas e Ciências Agrárias. A Pesq. Vet. Bras. incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints, bioRxiv, medRxiv, Research Square, EmeRI ou outras.

Para garantir que os preprints submetidos à Pesq. Vet. Bras. sejam tratados com transparência e integridade, solicitamos que os autores forneçam as informações: Identificação do preprint, autores, nome do repositório onde foi publicado, data de publicação e DOI. Relação com o Trabalho Submetido: os autores devem esclarecer como o preprint está relacionado com o trabalho submetido para o periódico, por exemplo, se o preprint é uma versão anterior ou se contém informações complementares. Conflito de Interesse: os autores devem informar se há algum conflito de interesse relacionado ao preprint, como financiamento de uma empresa ou instituição com interesse no trabalho.

A Pesq. Vet. Bras. recomenda o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser submetido como Arquivo Suplementar com o manuscrito. Essas informações são importantes para que os editores possam avaliar a originalidade e a relevância do trabalho submetido, bem como para evitar duplicações ou informações redundantes em publicações subsequentes.

 

 

Utilização de inteligência artificial

 

A inteligência artificial não atende aos requisitos da Pesq. Vet. Bras. para autoria de um artigo científico, dada a necessidade de responsabilização. As ferramentas de inteligência artificial (IA) e modelos de linguagem (LLM) não podem ser listadas como autores em nenhum artigo publicado pela Pesq. Vet. Bras. Os textos obtidos na IA podem incluir vieses, distorções, irrelevâncias, deturpações e plágio, muitos dos quais são causados pelos algoritmos que regem a sua geração e dependem, em grande medida, do conteúdo dos materiais utilizados na formação das perguntas.

A utilização de IA pode ser utilizada pelos autores apenas nos de assistência com o idioma do artigo, quando a IA é utilizada para parafrasear ou aperfeiçoar o conteúdo original do autor, ao invés de sugerir conteúdo novo. Não serão aceitos textos traduzidos pela inteligência artificial.

Os autores que utilizam ferramentas de IA para edição de imagens ou elementos gráficos, ou na compilação e na análise de dados, devem deixar explícito na seção de Materiais e Métodos do artigo com detalhes de como foi utilizada a ferramenta de IA e qual ferramenta foi utilizada.
Os autores são responsáveis pela precisão, integridade e originalidade de seus artigos de pesquisa, inclusive por qualquer uso de IA.

A utilização da IA não deve violar a política de plágio da Pesq. Vet. Bras. Os trabalhos acadêmicos devem ser de autoria do autor e não devem apresentar ideias, dados, palavras ou outros materiais de terceiros sem citação adequada e referência transparente.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

A Pesq. Vet. Bras. utiliza, desde 1981, o processo de revisão por pares simples-cego, em que todos os trabalhos são avaliados por pelo menos dois revisores e os nomes dos autores são visíveis para os revisores. Em sintonia com as práticas da Ciência Aberta, em 2024, o periódico Pesq. Vet. Bras. passa a oferecer a possibilidade de publicação dos nomes dos editores e revisores responsáveis pela avaliação e pareceres. A autorização para divulgação do nome deverá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. Será oferecida a opção da publicação dos pareceres de aprovação de artigos, com ou sem a identificação dos pareceristas, aos autores, revisores e editores.

Conformidade com Padrões: o Assistente Editorial avalia se o manuscrito está alinhado às Instruções aos Autores. Caso contrário, o manuscrito é devolvido para ajustes. Uma vez cumpridos os requisitos, o manuscrito é encaminhado para o Editor-Chefe.

Avaliação Inicial: o Editor-Chefe faz a avaliação inicial quanto ao escopo, a relevância e contribuição do texto e análise de similaridade dos documentos usando a plataforma Ithenticate. Há confirmação dos padrões éticos para a realização de pesquisas em animais e dos certificados de comitês de ética. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada o periódico poderá recusar o artigo. O artigo que não contemplar os critérios será devolvido aos autores para correções, quantas vezes for necessário. Os artigos em desacordo com as normas do periódico, poderão ser rejeitados na avaliação inicial.

Processo de Avaliação pelo Editor-Chefe: o Editor-Chefe revisa o manuscrito e, se considerado apropriado, designa um Editor Associado, que revisa ou seleciona revisores especializados para uma revisão mais profunda.

Pareceres dos Revisores: todos os trabalhos são avaliados por pelo menos dois revisores que submetem seus pareceres pelo sistema ScholarOne. Com base nesses pareceres, o Editor Associado faz uma recomendação preliminar, que é encaminhada ao Editor-Chefe. Será oferecida aos autores e pareceristas a opção de publicar os pareceres de aprovação de artigos com ou sem a identificação dos pareceristas em forma de Material Suplementar.

Decisão Final: o Editor-Chefe toma a decisão final sobre o manuscrito, que pode ser aceito, rejeitado ou devolvido para revisões. Essa decisão é comunicada aos autores. A decisão final será recebida por e-mail pelo autor correspondente em formulário do ScholarOne com o parecer (Aceite, Pouca revisão, Muita revisão ou Rejeitado) e as revisões detalhadas do manuscrito.

Recebimento de Pareceres: Nos casos dos pareceres Pouca revisão ou Muita revisão, os artigos retornarão ao autor correspondente para correção, modificação, adequação e justificativa às considerações conforme o parecer. O manuscrito revisado deve ser submetido online no ScholarOne pelo mesmo autor que enviou o manuscrito original. A versão revisada deve ser acompanhada de uma carta de apresentação explicando todas as alterações. As sugestões que não forem aceitas deverão ser validamente justificadas. As alterações devem ser claramente destacadas no texto. Em situações que o Editor-Chefe detectar que as recomendações dos revisores não foram atendidas, poderá haver parecer de rejeição. Após o aceite do artigo, o autor correspondente receberá um e-mail com as orientações para o pagamento da taxa de publicação. Ao confirmar a taxa, o artigo segue para diagramação e troca de provas com os autores.

Artigo Corrigido: nessa fase, é enviado ao autor correspondente o arquivo com o artigo em fase final, para possíveis checagens de referências e, em seguida, será enviada a versão do artigo diagramado em .pdf para a aprovação final. Apenas pequenas modificações, como correções de ortografia e verificação das ilustrações, são aceitas. Modificações extensas implicam a reapreciação pelos revisores e o atraso na publicação do artigo. O autor dispõe de um prazo de 72 horas para correção e devolução do original devidamente revisado, para cada uma dessas duas etapas (Checagem de referências e Prova de .pdf). Se não houver retorno em 72 horas, o Editor-Chefe considera como final a versão sem alterações, e não são mais permitidas maiores modificações.

 

 

Dados abertos

 

A Pesq. Vet. Bras. está comprometida com as diretrizes de Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO (Diretrizes TOP), visando aprimorar a qualidade e a transparência das pesquisas publicadas. Essas diretrizes enfatizam a importância de clareza nas evidências que fundamentam as conclusões dos estudos.

Para alinhar-se a esses princípios, o periódico solicita que todos os conjuntos de dados associados aos manuscritos submetidos sejam acompanhados do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. Este formulário deve ser preenchido detalhadamente pelos autores, destacando como a pesquisa adere aos padrões da Ciência Aberta, e submetido como um Arquivo Suplementar com o manuscrito. Da mesma forma, os dados utilizados devem ser citados e referenciados nos trabalhos seguindo o Guia de citação de dados de pesquisa da SciELO.

Essa prática assegura que todos os dados relevantes estejam disponíveis para revisão e análise, contribuindo para a integridade e a reprodutibilidade da pesquisa científica. A adesão a essas diretrizes reforça o compromisso da Pesq. Vet. Bras. com a transparência e a excelência na publicação científica.

A Pesq. Vet. Bras. Incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, (Zenodo, Figshare OSF, NCBI, Mendeley Data, LILACS, BVS, OPAS, ESCRA, Herbário Virtual da Flora e dos Fungos) caso não possam ser publicados no próprio trabalho. Essa informação deve ser indicada no manuscrito. No momento da submissão do manuscrito, solicitamos que seja apresentado um Data availability statement indicando a plataforma de divulgação de dados utilizada. Recomendamos que os autores disponibilizem aos leitores, quando solicitado, o conjunto de dados não depositados em plataforma de dados abertos.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Pesq. Vet. Bras. não cobra taxa para submissão, avaliação e revisão dos artigos. Após o aceite pelo periódico é cobrada uma taxa de publicação para cobrir os custos de formatação do artigo para publicação.

Valor para autores brasileiros: R$ 0,50 (cinquenta centavos de real) por palavra. A contagem de palavras para cálculo do valor da taxa de publicação inclui todo o artigo, exceto a lista de referências. Membros do Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA) e da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV) com anuidades em dia têm desconto de 50% na taxa de publicação (valor de R$ 0,25 por palavra).
Cada imagem adicional custará R$ 50,00 (cinquenta reais por foto). Quando as fotos forem organizadas em pranchas, para fins de cálculo da taxa de publicação, cada foto contará individualmente.

Valor para autores estrangeiros: US$ 0,16 (dezesseis centavos de dólar americano) por palavra. A contagem de palavras para cálculo do valor da taxa de publicação inclui todo o artigo, exceto a lista de referências. Membros do CBPA e da ABPV com anuidades em dia têm desconto de 50% na taxa de publicação (valor de US$ 0,08 por palavra).

Cada foto custará US$ 16,00 (dezesseis dólares americanos). Quando as fotos forem organizadas em pranchas, para fins de cálculo da taxa de publicação, cada foto contará individualmente.

Os autores que enviarem manuscritos em português serão responsáveis pela tradução e envio de uma carta de uma empresa de tradução profissional (consulte serviços de tradução). A versão aceita será utilizada para cálculo da taxa de publicação, independentemente do idioma de submissão utilizado. Após o aceite, os autores devem pagar a taxa de publicação em um prazo máximo de até quatro meses.

Recomendamos a leitura da Declaração SciELO sobre Sustentabilidade Financeira para uma melhor compreensão sobre a necessidade de cobrança de taxa de publicação. 

 

 

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

 

A submissão de um artigo na Pesq. Vet. Bras. implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo, palestra publicada, tese acadêmica ou preprints). Recomendamos mencionar na Cover Letter sobre a publicação prévia de resumo referente ao artigo completo submetido. As informações de resumos previamente publicados em Suplementos Científicos e Premiações podem constar no rodapé do artigo. O artigo será primeiramente avaliado quanto ao cumprimento das normas do Periódico e analisado por softwares de detecção de plágio pela assessoria técnica.

A Pesq. Vet. Bras. adota os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE). Questões éticas que possam prejudicar a reputação do periódico serão avaliadas e retratadas pelo Corpo Editorial. Em situação de má conduta, a política de retratação será aplicada pelo periódico, conforme o Guia de Boas Práticas proposto pela SciELO. O Registro e Publicação de Errata e Retratação seguirá as recomendações propostas no Guia para o registro, marcação e publicação de errata e Guia para o registro, marcação e publicação de retratação.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Autores: Os autores são obrigados a informar qualquer potencial conflito de interesses. O conflito de interesses pode ser de natureza comercial, pessoal, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, potencial o conflito de interesse, os autores devem informar em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do trabalho científico.
Exemplo de declaração quando não há conflito de interesses: “Os autores declaram não haver conflito de interesses relacionado a este estudo”.

Editores e revisores: O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre à análise do manuscrito, e deve declarar não se sentir qualificado para revisá-lo. Os revisores devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o(s) autor(es) devem ser consideradas. Exemplos: participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito, ter parentesco com o(s) autor(es). 

Assim como os revisores, os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento, colaboradores de pesquisa ou parentes. Para mais informações recomendamos verificar as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Política de Verificação:

A Pesq. Vet. Bras. está comprometida com a integridade acadêmica e a originalidade dos trabalhos publicados. Para assegurar a autenticidade e prevenir a apropriação indevida de ideias, processos, resultados ou palavras de outros sem o devido reconhecimento, adotamos uma política rigorosa de verificação de similaridade.

Para promover a predominância de originalidade dos textos a revista adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados para detectar qualquer plágio. Todos os manuscritos submetidos à Pesq. Vet. Bras. são verificados por meio do Ithenticate. Esse software é uma ferramenta avançada que compara os manuscritos submetidos com uma extensa base de dados de conteúdo publicado para identificar possíveis sobreposições de texto.

A verificação de similaridade é realizada no início do processo de avaliação editorial, antes da revisão por pares. Isso garante que questões de originalidade sejam identificadas e tratadas precocemente no fluxo de submissão e avaliação. Quando houver dúvida ou questionamento, o Editor-Chefe entra em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores.
Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo e informações apresentadas em seus manuscritos. É esperado que sigam as normas éticas de citação e reconhecimento de trabalhos anteriores.

Os manuscritos que apresentarem um grau significativo de similaridade com outros trabalhos publicados, indicando plágio, serão rejeitados e os autores serão informados, com a apresentação do relatório gerado pelo software Ithenticate. A Pesq. Vet. Bras. considera inaceitável a prática de plágio a considera como uma violação grave da ética na publicação científica. Autores cujos manuscritos contiverem plágio poderão sofrer sanções determinadas pelo Conselho Editorial. Tais sanções podem incluir a proibição de submissões futuras ao periódico por um período determinado ou outras medidas conforme a gravidade do caso.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Pesq. Vet. Bras., e os autores que publicam na revista, devem observar os princípios da diretriz Sex And Equity in Research (SAGER) sobre equidade de sexo e gênero em pesquisa. As diretrizes SAGER orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Na escrita recomenda-se buscar a neutralidade de gênero e evitar o uso de adjetivos que remetam à descrição de características pessoais (idade, sexo, raça, etnia, cultura, orientação sexual, deficiência ou condição de saúde).

 

 

Comitê de Ética

 

O Corpo Editorial da Pesq. Vet. Bras. recomenda estrita atenção aos padrões éticos para a realização de pesquisas utilizando animais. Os trabalhos experimentais envolvendo animais devem estar em conformidade com as diretrizes ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) e PREPARE (Planning Research and Experimental Procedures on Animals: Recommendations for Excellence), que devem ser aplicadas em adição à Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Certificados de comitês de ética em animais são exigidos no processo de submissão. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada o periódico poderá recusar o manuscrito.

 

 

Direitos Autorais

 

O Corpo Editorial da Pesq. Vet. Bras. adota uma política de direitos autorais em conformidade com as recomendações dos Critérios SciELO. Essas recomendações são essenciais para proteger os interesses dos autores e promovem a disseminação aberta e ética do conhecimento científico.

Os direitos autorais de trabalhos publicados na Pesq. Vet. Bras. são dos autores, licenciando-os sob a licença Creative Commons Atribuição CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para Pesq. Vet. Bras. o direito de primeira publicação.

Concede-se o direito aos autores para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado, como publicar em repositório institucional, publicar no ResearchGate, com o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial neste periódico. Leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, buscar ou linear o texto completo dos artigos sem pedir permissão prévia aos autores ou editores.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

É responsabilidade do autor garantir as permissões necessárias para a reutilização de materiais protegidos por direitos autorais incluídos em seu manuscrito. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. A utilização de nomes genéricos, nomes comerciais e marcas registradas, entre outros, nessa publicação, não implica que tais nomes estejam livres das restrições de direitos autorais e regulamentos aplicáveis.

Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pela Pesq. Vet. Bras., exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0). Autores de artigos publicados pelo periódico mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, adaptar e desenvolver outros trabalhos com o reconhecimento da autoria.

A Pesq. Vet. Bras. encoraja os autores a divulgar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas. Os autores também podem postar os trabalhos em suas mídias sociais, desde que incluam a citação completa à versão publicada no site do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

O Colégio Brasileiro de Patologia Animal recebe recursos financeiros para a publicação da Pesq. Vet. Bras. através:

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)
  • Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editor Executivo

   

 

Editor de Imagens

   

 

Editores de Área: Animais de Produção (LD)

   

 

Editores Associados: Animais de Produção (LD)

   

 

Assessoria Científica: Animais de Produção (LD)

   

 

Editores de Área: Pequenos Animais (SA)

   

 

Editores Associados: Pequenos Animais (SA)

   

 

Assessoria Científica: Pequenos Animais (SA)

   

 

Editores de Área: Animais Selvagens (WM)

   

 

Editores Associados: Animais Selvagens (WM)

   

 

Assessoria Científica: Animais Selvagens (WM)

   

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

A Pesq. Vet. Bras. publica artigos originais sobre doenças em animais nas três áreas: Doenças de Animais de Produção (LD), Doenças de Pequenos Animais (SA) e Medicina de Animais Selvagens (WM). Nas três áreas a Pesq. Vet. Bras. publica: Artigos Originais, Revisões Críticas de Literatura e Tópicos de Interesse Geral. Os Relatos de Caso são publicados apenas na área Medicina de Animais Selvagens (WM).
A submissões de manuscritos é realizada online utilizando a plataforma ScholarOne. Os autores devem inicialmente criar uma conta no ScholarOne e ORCID. O sistema orientará os autores em um processo passo a passo para criar a conta. Uma vez criada, os autores podem enviar seus manuscritos clicando na aba “Author” e selecionando a aba “Start New Submission” e clicando no botão “Begin Submission”.
Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a sequência de autores, tanto no sistema de submissão como no manuscrito. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido. A mudança na autoria requer nova submissão.

Os artigos devem ser preparados em todos os detalhes de acordo com as normas da revista, para serem revisados por pares. A submissão de artigos fora dos padrões de apresentação não será considerada para publicação e será imediatamente rejeitada.

Caso qualquer dificuldade seja encontrada em qualquer momento no processo de submissão, os autores são incentivados a entrar em contato com a Pesq. Vet. Bras. pelo e-mail [email protected].

Para diminuir o máximo possível o tempo de avaliação de seu artigo, proceda seguindo os passos de submissão, conforme abaixo:

 

 

Tipos de Documentos Aceitos

 

Os Artigos originais devem conter resultados de pesquisas ainda não publicadas e não submetidas a outras revistas.

As Revisões de literatura devem ser críticas e consistir em assuntos da linha de pesquisa do autor. Essa modalidade de artigos é exclusiva a autores convidados pelo Editor-Chefe.

Os Tópicos de interesse geral devem ser de grande importância e baseados na larga experiência dos autores.

Os Relatos de caso são aceitos apenas na área de Animais Selvagens. Eles devem ser inéditos, com importância clínica, conservacionista e ou associados à medicina legal.  

O limite máximo de oito autores só pode ser ultrapassado em trabalhos de pesquisa que envolvem três ou mais instituições, exceto para os Relatos de caso, categoria no qual não serão aceitos trabalhos com mais de oito autores.

Os artigos são publicados apenas em inglês, incluindo um resumo em português. No entanto, os autores podem submeter seus artigos em inglês ou português. Para comprovar a qualidade do inglês é obrigatório um certificado de tradução ou correção de língua inglesa emitida por uma das instituições credenciada pela Pesq. Vet. Bras. listadas abaixo.

A Pesq. Vet. Bras. incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, conforme a adoção dessa prática como opção dos(as) autores(as). Veja detalhes desse tópico em Política Editorial.

 

 

Contribuição dos Autores

 

É obrigatório apresentar ao final do artigo uma sessão Credit author statement descrevendo a contribuição de cada autor no trabalho a ser publicado. Os autores são livres para utilizar taxonomias específicas para funções de autores disponíveis em CRediT.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Os artigos que se enquadram no escopo devem ser preparados detalhadamente de acordo com o estilo do periódico que pode ser conferido nas publicações mais recentes.

Utilize arquivos com extensão .doc ou .docx (Word), fonte Cambria em tamanho 10, espaço simples entre as linhas; página formato A4, com margens de 2cm (superior, inferior, esquerda e direita), texto justificado em uma coluna.

Coloque as legendas das Figuras logo após a sessão REFERENCES; envie figuras (não insira as legendas abaixo das Figuras.) e tabelas separadas do texto principal. As tabelas podem estar ao final do manuscrito, no mesmo arquivo ou em arquivos separados.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 
  • Organizar o artigo nas sessões: TITLE, ABSTRACT, RESUMO OU RESUMEN, INTRODUCTION, MATERIALS AND METHODS, RESULTS, DISCUSSION, CONCLUSION(S) (os três últimos preferencialmente em sessões separadas), Acknowledgements, Conflict of interest statementCredit Author statement, Data availability statementREFERENCES.
  • O título deve ser conciso e indicar o conteúdo do artigo. Recomendamos informar os detalhes de identificação científica em MATERIALS AND METHODS. Os nomes de autores que descreveram as espécies não devem ser incluídos no título e devem aparecer em MATERIAIS E MÉTODOS ou INTRODUÇÃO. O estilo de apresentação da Pesq. Vet. Bras. não considera incluir “First report” no título, portanto, o Corpo Editorial recomenda incluir essa informação no ABSTRACT, DISCUSSÃO e CONCLUSÃO.
  • Autores com vários nomes e sobrenomes devem ser abreviados. Confira nos artigos mais recentes publicados. O Autor para correspondência deve ser aquele que garanta rápido contato com o Conselho Editorial da Pesq. Vet. Bras. Após a submissão dos artigos, não há possibilidade de realizar alterações da autoria. O Conselho Editorial indica fazer nova submissão para alteração de autoria. Recomenda-se incluir os registros de 16 dígitos dos ORCIDs de cada autor. Autores devem apresentar a afiliação completa. Veja exemplo de manuscrito nos padrões da Pesq. Vet. Bras.
  • O cabeçalho do ABSTRACT deve conter os nomes abreviados e invertidos dos autores, o ano, o título e o endereço postal do laboratório ou instituição onde foi realizada a parte principal da pesquisa (compare sempre os autores do artigo e sua listagem no cabeçalho do ABSTRACT para evitar discrepâncias). Confira nos artigos mais recentes publicados.
  • A nota de rodapé da primeira página deve conter o endereço profissional completo de cada autor (no idioma do país do autor, português, espanhol, inglês, etc.), bem como o e-mail sublinhado do Autor para correspondência.
  • ABSTRACT – Deve conter (1) o título em negrito, (2) o que foi investigado, indicando os materiais e métodos utilizados, (3) os resultados mais importantes, e (4) a conclusão, seguida por "INDEX TERMS" (que também incluem palavras do título).
  • RESUMO – Deve ser uma versão em português do ABSTRACT, seguido pelos "TERMOS DE INDEXAÇÃO" os quais devem incluir também os termos apresentados no título.
  • INTRODUCTION
  • A Introdução deve ser sucinta, com citação da literatura específica e pode abordar conceptualização, importância do assunto, estado da arte e deve finalizar com o objetivo do trabalho.
  • As citações da literatura no texto são feitas por "autor e ano" (p.ex., Pierezan 2024). Cite artigos com dois autores pelos dois nomes (p.ex., Gris & Driemeier 2023). Cite no texto artigos com mais de dois autores pelo sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e o ano (p.ex., Sonne et al. 2022). Se a citação de dois artigos for idêntica, faça a distinção acrescentando letras minúsculas após o ano de publicação (p.ex., Ecco 2021a, 2021b). A ordem de citação no texto deve ser cronológica (p.ex., Lemos et al. 2020, Schild et al. 2019).
  • O uso de "comunicação pessoal" e "dados não publicados” deve ser excepcional. Comunicação pessoal deve ser citada no texto com nome inicial e sobrenome, ano da informação e instituição (Franklin Riet-Correa 2024, Universidade Federal de Campina Grande).
  • Consulte o texto completo de todos os artigos citados. Se não for possível ler todo um determinado artigo, cite o autor no texto do manuscrito como, p.ex., Bancroft (1921), e, então, na nas referências, descreva como Bancroft 1921. .......... título. ... Nome do Periódico …. (Apud Suvarna & Layton 2013). Além disso, inclua também, nas referências, o artigo consultado (Suvarna & Layton 2013).
  • MATERIALS AND METHODS
  • Em Material e Métodos, forneça todos os dados necessários para a possível reprodução do estudo. Recomendamos utilizar a Nomina Anatomica Veterinariae a Nomina Histologica Veterinaria, como padrão para uso de termos descritivos.
  • Os nomes dos agentes infecciosos devem seguir os padrões atuais publicados para vírus (ICTV), bactéria (NCBI), e fungos (NCBI).
  • A Pesq. Vet. Bras. apoia e encoraja os autores e leitores sobre necessidade de padronização de uso de termos descritivos para neoplasias. Portanto, sugerimos utilizar o International guidelines for veterinary tumor pathology: a call to action e Reporting guidelines for manuscripts on tumor prognosis.
  • RESULTS
  • Nos Resultados, os dados obtidos devem ser apresentados de forma concisa. As Tabelas devem ser preparadas sem dados supérfluos, apresentando, sempre que indicado, médias de várias repetições. É conveniente expressar dados complexos, por gráficos (denominados como Figuras em suas legendas), em vez de apresentá-los em tabelas extensas.
  • Tabelas e Figuras devem possuir chamadas no texto com seus respectivos números em ordem crescente. As chamadas para tabela devem ser por extenso (p.ex., Tabela 1) já as chamadas das figuras devem ser abreviadas (p.ex., Fig.2).
  • No texto, chamadas para notas de rodapé são feitas em algarismos arábicos, em ordem crescente ao longo de todo o manuscrito, sem o uso de "Inserir nota final" do Word. A abreviatura para graus Celsius" é “°C” "e não “ºC.
  • Abreviações podem ser utilizadas, porém quando apresentadas pela primeira vez, devem ser colocadas entre parênteses após o nome completo.
  • DISCUSSION – Na Discussão, confronte seus resultados com os da literatura. Discuta em ordem de importância para a área de estudo. Evite mencionar o desenvolvimento de pesquisas ou planejamentos futuros para evitar o comprometimento da revista em publicar os resultados de trabalhos ainda não realizados.
  •  CONCLUSIONS – Baseie suas Conclusões apenas nos Resultados.
  • Acknowledgements - Apresentar os Agradecimentos após as Conclusões, não no corpo do texto.
  • Conflict of interest statement – Declare qualquer conflito de interesse ou "nenhum" se for o caso.
  • Credit author statement – Descrever as funções de cada autor na pesquisa.
  • Data availability statement – Descrever as bases de dados utilizadas.
  • REFERENCES
  • As referências devem incluir todas as citações apresentadas no texto. Escreva a lista de referências em ordem alfabética e cronológica em idioma original. Começando pelo sobrenome do primeiro autor com a inicial maiúscula, seguido dos demais iniciais. Cada autor deve ser separado apenas por uma vírgula e o último com ponto, seguida pelo ano, título e os dados da publicação.
  • Não usar “et al.” na lista de referências.
  • O nome da revista deve ser abreviado. Dúvidas sobre abreviaturas, devem ser consultadas no catálogo da National Library of Medicine ou no site do periódico. Se mesmo assim houver dúvidas, o nome deve ser escrito por extenso.
  • O estilo de referência “Vancouver Nome Ano” deve ser usado. O estilo de referências e citações foi adaptado do Citing Medicine e das recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas.
  • A lista de referências deverá incluir apenas trabalhos citados no texto e que tenham sido publicados ou aceitos para publicação. Comunicações pessoais e dados não publicados deverão ser mencionados apenas no texto.
  • As entradas da lista de referências devem ser organizadas em ordem alfabética pelos sobrenomes do primeiro autor de cada trabalho. Por favor, coloque-os em ordem alfabética de acordo com as seguintes regras: 1) Para um autor, por nome do autor e depois cronologicamente; 2) Para dois autores, por nome do autor, depois nome do coautor e depois cronologicamente; 3) Para mais de dois autores, pelo nome do primeiro autor, depois cronologicamente.
  • Se disponível, inclua sempre DOIs como links completos de DOI em sua lista de referências (p.ex., “https://doi.org/abc”).

Exemplos:
Artigos em revistas científicas (artigos sem DOI)
Smith J, Jones M Jr, Houghton L. Future of health insurance. N Engl J Med 1999;340(4):325–329.

Artigos em revistas científicas (com DOI)
Gamelin FX, Baquet G, Berthoin S, Thevenet D, Nourry C, Nottin S, Bosquet L. Effect of high intensity intermittent training on heart rate variability in prepubescent children. Eur J Appl Physiol 2009; https://doi.org/10.1007/s00421-008-0955-8

Livro todo (sem DOI)
Tokarnia CH, Brito MF, Barbosa JD, Peixoto PV, Döbereiner J. Plantas tóxicas do brasil para animais de produção. 2nd ed. Rio de Janeiro: Helianthus; 2012.

Lee GR, Bithell TC, Foerster J, Athens JW, Lukens JN, Wintrobes clinical hematology. 9th ed. Vol. 2. Philadelphia: Lea & Febiger; 1993.

Livro todo (com DOI)
Meulten DJ. Tumors in domestic animals. 2016; https://doi.org/10.1002/9781119181200

Maxie MG. Jubb, Kennedy & Palmer's Pathology of Domestic Animals. 2015; https://doi.org/10.1016/B978-0-7020-5317-7.00018-7

Capítulo de livro (sem DOI)
Brown B, Aaron M. The politics of nature. In: Smith J. The rise of modern genomics. 3rd ed. New York: Wiley; 2001.

Uzal FA, Plattner BL, Hostetter JM. Alimentary system. In: Maxie MG. Jubb, Kennedy and Palmer´s Pathology of Domestic Animals. 6th ed. Vol. 2. St Louis: Elsevier; 2016.

Capítulo de livro (com DOI)
Stromberg PC, Meulten DJ. Trimming tumors for diagnosis and prognosis. In: Meulten DJ. Tumors in domestic animals. 2016; https://doi.org/10.1002/9781119181200.ch2

Caswell JL, Williams KJ. Chapter 5, Respiratory System. In: Maxie MG. Jubb, Kennedy & Palmer's Pathology of Domestic Animals. 2016; https://doi.org/10.1016/B978-0-7020-5318-4.00011-5

Referências digitais
Tseng V. Effect of noise reduction methods in the ICU on sleep quality. UC Irvine. June 8, 2016. Accessed on August 17, 2016. http://escholarship.org/uc/item/190551hq

Preprints
Bloss CS, Wineinger NE, Peters M. A prospective randomized trial examining health care utilization in individuals using multiple smartphone-enabled biosensors. Preprint. Posted online October 28, 2015, bioRxiv 029983. doi: 10.1101/029983

Dados obtidos em plataformas de dados
HUGO Gene Nomenclature Committee. Human Gene Nomenclature database search engine. Accessed March 14, 2018. http://www.genenames.org

Dissertações e Teses (se houver disponível use o link de DOI ou outro identificador digital)
Navaz-Suárez PE. Avaliação do estado sanitário e do trauma em mamíferos selvagens atropelados em rodovias de três biomas do Brasil: impactos antrópicos na biodiversidade brasileira. Tese de Doutorado, 2022: https://doi.org/10.11606/T.10.2022.tde-30052022-145802

Costa MM. Envenenamento botrópico natural fatal em equinos no Centro-Oeste do Brasil: caracterização epidemiológica, clínico-patológica e ultraestrutural. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2019, 43p.

(Nota: cite preferencialmente os artigos originados de dissertações ou teses).

Resumos publicados em eventos
Massa AT, Potter KA, Bradway D. Epizootic bovine abortion outbreak in Eastern Nevada cattle. Annual Meeting American College of Veterinary Pathologist (ACVP), New Orleans, Lousiana. 2016 (Abstract D-50).

Mendonça FS, Almeida VM, Albuquerque RF, Chaves HAS, Silva Filho GB, Braga TC, Lemos BO, Riet-Correa F. Paralisia laríngea associada à deficiência de cobre em caprinos no semiárido de Pernambuco (IX Endivet, Salvador, BA). Pesquisa Veterinária Brasileira, 2016;36(Supl.2):50-51 (Resumo).

Moura ANA, Sousa MC, Monte VS, Czekus YV, Silva AWO, Mendonça MFF, Leal PV, Peixoto TC. Doenças de bovinos na Bahia diagnosticadas pelo Laboratório de Patologia Veterinária da UFBA (2006-2018). (XI Endivet, Cuiabá, MT). Pesquisa Veterinária Brasileira, 2022;42(Supl.):15 (Resumo).

Figuras e Tabelas

  • Os títulos das Tabelas devem ser escritos em negrito, e o cabeçalho (títulos das colunas) deve ser claro (não negrito), escrito em letras maiúsculas e minúsculas, e separados por duas linhas horizontais longas. Não há linhas verticais nem fundo cinza; excepcionalmente podem existir linhas horizontais. As notas de rodapé devem ser em letras minúsculas ou outros sinais, mas não em números arábicos. As Tabelas devem ser submetidas em .doc ou .docx do Word (não como imagens) para permitir correções de acordo com as normas da revista.
  • Dados complexos devem ser enviados como gráficos (mas referidos como Figuras) em 2D sem fundo cinza e linhas horizontais. Escreva gráficos, incluindo texto, em fonte Cambria 10.

Apresentação das figuras:

  • Formato e dimensão. As imagens devem ser em formato TIFF, canal RGB, com 85mm de comprimento e resolução de 300 dpi (pixel/polegada) para figuras coloridas e figuras em preto e branco (gráficos e mapas).
  • Numeração. Os arquivos TIFF das figuras devem ser nomeados e identificados separadamente por números na ordem em que forem citadas no texto (Fig.1, Fig.2, Fig.3...). Não use letras (Fig.1A, 1B, 1C....) para identificar as figuras.
  • Identificação de estruturas. Se houver a necessidade de destacar partes na imagem, utilize letras, fonte Cambria 8 pontos, preta ou branca; ou setas pretas ou brancas discretas conforme o background da figura.
  • Agrupamento de figuras. As figuras poderão ser agrupadas em pranchas. Certifique-se que todas as figuras estarão nomeadas sequencialmente. Todas as figuras que irão compor a prancha devem ser enviadas separadamente e, preferencialmente, possuir as mesmas dimensões. Se necessário, um esboço com o layout pode ser sugerido, entretanto, o agrupamento final será realizado pelo Editor de Imagens.
  • Micrografias. As barras de escala não são obrigatórias, entretanto, a objetiva utilizada deve ser mencionada ao final da legenda de cada micrografia.
  • Legendas. Cada figura deve ter uma legenda autoexplicativa. Deve descrever o que se observa na imagem e explicar qualquer abreviação ou símbolos utilizados. Exemplo de formato de legenda: “Fig.1. Descrição da imagem. Diagnóstico, órgão ou tecido, espécie animal, número do caso. Método de coloração histoquímica (HE, PAS....) ou imunohistoquímico (S100, Ki67, Vimentina,...)”. Ao descrever aspectos imunohistoquímicos, indicar onde a imunomarcação ocorreu (núcleo, citoplasma ou membrana citoplasmática) e em qual intensidade e extensão. Por fim, em casos de micrografias, deve ser indicado a objetiva utilizada (obj.10x, obj.20x, obj.40x,...). As legendas de figuras devem constar do manuscrito principal, após as Referências.
 

 

Contato

 

Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
Pesquisa Veterinária Brasileira
Caixa Postal 74.591, Cep: 23890-000
Seropédica, RJ, Brasil,
E-mail: [email protected]

 

 

location_on
Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA Pesquisa Veterinária Brasileira, Caixa Postal 74.591, 23890-000 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel./Fax: (55 21) 2682-1081 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: [email protected]
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro