O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a implantação de biometria facial em vans intermunicipais como parte de um esforço para reforçar a segurança dos passageiros e coibir fraudes no uso do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). A tecnologia será implementada de forma gradual, começando em janeiro de 2025, e alcançará toda a frota até outubro do mesmo ano.
A medida foi publicada pelo Detro-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), no Diário Oficial da última quinta-feira (28). Segundo o secretário Washington Reis, o objetivo é aumentar a eficiência operacional e garantir que o benefício seja utilizado de forma correta. “Queremos que os passageiros tenham tranquilidade em suas viagens, com segurança e aproveitando o desconto concedido pelo Governo do Estado”, destacou o secretário.
Combate às fraudes economia aos cofres públicos
A decisão ocorre após testes com o equipamento, que já resultaram na desmontagem de esquemas de fraudes no uso do BUI. A investigação conjunta entre o Detro-RJ, a Setram e a Polícia Civil revelou o uso indevido do benefício, proporcionando uma economia diária de aproximadamente R$ 40 mil aos cofres públicos.
Fonte: Diário do Rio.
Aviso: Será possível encontrar textos relacionados a transporte público, bilhetagem eletrônica e mobilidade urbana em nosso site. Além disso, estabelecemos um prazo de três meses de exibição para leitura destas notícias até que outros novos assuntos sejam compartilhados pela nossa equipe.