Beneficiários têm até 20/12 para atualizar ou validar o benefício; novo modelo criado pela Setram inclui leitura em Braille e amplia acessibilidade
A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) iniciou neste sábado (09) a fase final da unificação dos cartões do Vale Social. O prazo para beneficiários nascidos em outubro, novembro e dezembro atualizarem ou validarem o benefício vai até o dia 20 de dezembro. A medida, que visa facilitar o embarque de pessoas com deficiência e em tratamento médico nos transportes públicos estaduais, já unificou mais de 25 mil cartões desde o início da campanha, em outubro.
Além de trazer mais praticidade, o novo cartão unificado, emitido pela Riocard Mais, destaca-se por incluir leitura em Braille, reforçando a acessibilidade. Até agora, mais de 100 mil transações já foram realizadas com o novo modelo. Os usuários que perderam o prazo de etapas anteriores devem realizar o procedimento o quanto antes para evitar o bloqueio dos cartões das concessionárias.
Beneficiários que utilizam o Vale Social exclusivamente no metrô e/ou trens devem substituir os cartões atuais pelo novo modelo na sede do Vale Social, localizada no subsolo da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 15h, com distribuição de senhas até as 14h. É importante destacar que não haverá atendimento entre 21 de dezembro e 5 de janeiro devido ao recesso.
A unificação, realizada em parceria com o MetrôRio, SuperVia e Riocard Mais, elimina a necessidade de até quatro cartões diferentes para acessar os transportes públicos, garantindo mais praticidade e um sistema integrado com maior segurança contra fraudes. O novo cartão também consolida todas as informações do benefício, permitindo o uso em ônibus intermunicipais, barcas, metrô e trens, conforme as liberações específicas de cada usuário.
Os beneficiários que já possuem o cartão Riocard Mais e o utilizam regularmente em ônibus intermunicipais e barcas não precisam comparecer à sede, bastando aproximar o cartão de qualquer validador para concluir a atualização. A última etapa da campanha beneficia diretamente mais de 64 mil usuários em todo o estado.
Fonte: Ônibus e Transporte.
Aviso: Será possível encontrar textos relacionados a transporte público, bilhetagem eletrônica e mobilidade urbana em nosso site. Além disso, estabelecemos um prazo de três meses de exibição para leitura destas notícias até que outros novos assuntos sejam compartilhados pela nossa equipe.