Como é morar em São Paulo
Conheça melhor a cidade, através das experiências, das tendências e quem mora na cidade
Antigamente, São Paulo era conhecida como terra da garoa por causa da chuva fina constante que marcava algumas épocas do ano. Porém, atualmente, sua principal característica é o fato de São Paulo ser uma cidade global, a maior metrópole da América do Sul. É daí que vem o interesse de muita gente em morar na capital paulista: muitas oportunidades de emprego e variadas opções de estudo de qualidade.
E a influência da cidade de São Paulo não é só definida pelo ponto de vista educacional e econômico, apesar de ser o centro financeiro do Brasil: seus mais de 12 milhões de habitantes contam com grande diversidade cultural, gastronômica e de lazer – tudo isso disponível praticamente 24 horas por dia.
As opções de passeios diurnos são muito diversas, como uma visita ao Mercado Municipal de São Paulo para experimentar comidas regionais, ou as inúmeras igrejas, templos, museus e estádios de futebol, além da clássica Avenida Paulista – a mais conhecida de SP e que é aberta aos domingos e feriados apenas para pedestres.
A vida noturna também não deixa a desejar: bares, baladas e restaurantes estrelados, incluindo culinárias das mais diversas regiões do mundo, dão ao paulistano opções sem fim e madrugada adentro.
Mas não é só asfalto, shoppings e espigões que você encontra na cidade. Apesar dos moradores de São Paulo serem conhecidos por levarem uma vida bastante agitada, a cidade também oferece ótimas opções de lazer a céu aberto, para praticar esportes e relaxar, como as Represas Billings e Guarapiranga, o Horto Florestal, o Jardim Botânico, além dos mais de 100 parques espalhados por toda a cidade - sendo o mais famoso o Ibirapuera, um dos mais visitados da América Latina.
A verdade é que São Paulo é uma cidade gigante e pode ser entendida de maneira diferente para quem mora em suas diferentes regiões. Veja quais são as principais características de cada zona de SP para descobrir qual combina mais com o seu perfil:
- Zona Norte: em termos de mobilidade, a Zona Norte é completa! Com fácil acesso à Marginal Tietê, uma das principais vias da cidade, a região ainda conta com 7 estações de metrô da Linha 1 - Azul e o Terminal Tietê, que liga São Paulo a várias cidades do país. Apesar de ser uma das regiões com maior concentração de área verde de São Paulo, por causa do Horto Florestal, a ZN também possui uma grande variedade de shoppings, sendo o Center Norte o mais conhecido. E para quem gosta de se exercitar ao ar livre, é possível escolher entre 18 parques. Dentre eles, o Parque da Juventude, que hoje ocupa o espaço da antiga Casa de Detenção – o Carandiru – e é famoso por oferecer 8 quadras poliesportivas, além de ser a sede da Biblioteca de São Paulo.
- Zona Sul: já foi considerada a melhor zona para se viver e é também a mais próxima das saídas para o litoral paulista. Em termos de transporte, a Zona Sul conta com dezenas de estações de metrô e trem e é onde se cruzam as principais avenidas da cidade, como a Marginal Pinheiros, a Bandeirantes e a Avenida 23 de Maio, que dá acesso ao aeroporto de Congonhas. Apesar de oscilar os bairros mais nobres de SP enquanto outros apresentam necessidades de urbanização, a Zona Sul oferece todo tipo de lazer, desde o famoso Parque Ibirapuera até a grande variedade de bares e restaurantes do Itaim e Vila Olímpia – bairros que concentram boa parte dos escritórios da cidade junto à região da Berrini, no Brooklin.
- Centro: a região do marco zero da cidade ainda é sede de muitos edifícios históricos, como o Pátio do Colégio, a Pinacoteca, a Estação da Luz e a Sala São Paulo, que é uma ótima opção para quem gosta de concertos. Apesar de menos conservada do que os bairros nobres da cidade, morar na zona central tem suas vantagens, como custo de vida mais acessível e apartamentos com cômodos mais amplos, por serem, em sua maioria, construções antigas. No entanto, por estar passando por uma forte revitalização, atualmente é possível encontrar novos prédios, com arquitetura mais moderna e metragem reduzida. O Centro de SP é a região com maior acesso à malha de transporte público da cidade, já que é possível utilizar metrôs, trens e ônibus que estão por toda parte. É lá que fica o Mercado Municipal, conhecido como Mercadão, onde, em seus arredores, o comércio é conhecido por praticar valores bem abaixo do que nas demais regiões, como a famosa 25 de março.
- Zona Leste: marcada pela presença de grande diversidade de imigrantes, como italianos, japoneses e sírios, a ZL é a maior região e também a mais populosa de São Paulo. Com bairros que variam entre alta e baixa renda, é possível acessá-la tanto de ônibus quanto a partir das mais de 10 estações de metrô e trem, além do carro. Há uma crescente valorização em diversos bairros da região, como Tatuapé e Anália Franco, que são próximos ao metrô e estão repletos de empreendimentos imobiliários de alto padrão. E para quem gosta de comércio, o Brás é uma das mais importantes regiões de comércio de roupas do Brasil, atraindo pessoas do país inteiro. Já para os amantes da gastronomia, na Mooca você encontra inúmeros restaurantes italianos tradicionais. É na ZL também que fica a Neo Química Arena (antiga Arena Corinthians), que foi sede da Copa do Mundo em 2014.
- Zona Oeste: é onde fica boa parte dos bairros nobres, como Higienópolis e Jardins, e mais badalados da cidade, como Vila Madalena e Pinheiros. Na Zona Oeste você encontra diversas opções culturais, como o MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Instituto Tomie Ohtake, além de poder curtir um dia de sol no Parque Villa-Lobos e ver uma exposição ou um show no Memorial da América Latina. E se você gostou da ideia do Mercadão, no Centro, mas quer uma opção perto de casa, é possível ir até o CEAGESP para comprar verduras, legumes e até flores a um preço mais baixo do que nos supermercados. Para os universitários, vale dizer que a área conta a PUC, no bairro de Perdizes, e a Cidade Universitária, no bairro do Butantã, onde fica a USP. A Zona Oeste não possui tantas estações de metrô quanto às demais regiões, mas está crescendo nesse sentido com a Linha 4 - Amarela e a nova Linha 6 - Laranja, prometida para 2025.
Deu para perceber que morar em São Paulo pode ser totalmente diferente dependendo da região que você escolhe, né? Por isso, saber quais são suas necessidades e preferências é essencial para fazer a melhor escolha na hora de alugar ou comprar um imóvel na cidade.
Conheça os principais bairros
O QuintoAndar tem o que você precisa
Para se mudar sem burocracia só tem um jeito, ser com o QuintoAndar.
Para quem quer alugar
Alugue os melhores imóveis de forma rápida, sem fiador e sem burocracia
Para quem quer comprar
A compra do seu lar com negociação rápida e sem burocracias
Com dúvida se aluga ou se compra?
Calcule seu investimento para garantir o melhor morar para você
Encontre o seu lar ideal
Apartamentos em São Paulo
Casas em São Paulo
Casas em condomínio em São Paulo
Studios e kitnets em São Paulo