Você consegue parar de mentir?
De fato, todos nós mentimos em algum momento e por algum motivo. A diferença está na intensidade, na qualidade e nos motivos dessas mentiras.
Por Isabela Borges
A mentira mora numa película invisível que separa o nosso mundo de dentro com o mundo de fora. De fato, todos nós mentimos em algum momento e por algum motivo. A diferença está na intensidade, na qualidade e nos motivos dessas mentiras. Parar de mentir pode ser um objetivo? Será que você conseguiria?
Nós aprendemos a mentir à medida que aprendemos que dizer a verdade pode ser, por alguma razão, prejudicial a nós mesmos.
Talvez você queira criar uma imagem mais interessante do que a própria realidade. Ou talvez você queira esconder algo. Ou ainda transferir a autorresponsabilidade de uma situação para algum agente externo.
O que é mentira?
O fato é que a mentira é uma imaginação criada pelo nosso próprio poder criativa. Ou seja, a mentira pode ser moldada da maneira que nos seja mais interessante de acordo com nossos conceitos e valores (que também pertencem ao nosso campo mental).
Assim pode ser contada como verdade quando sabemos não ser, mas que queremos que a outra pessoa acredite como se fosse.
Toda essa trama de pensamentos cria sinapses, linhas de raciocínios e imaginações, por exemplo, que em algumas situações podem ser ardentemente desejadas que fossem realidade.
Parar de mentir é uma solução?
Você consegue perceber a quantidade absurda da sua energia que uma mentira pode chegar a consumir? E quando a mentira é grande e comprometedora, pode exigir ainda muito mais para se sustentar por muito tempo.
Em todos os casos, uma coisa é certa: abandonar a mentira é algo transformador na experiência de vida. Por isso, é importante aprender a se colocar com a verdade de sua essência no mundo. E, com isso, um ganho muito grande no caminho de se apropriar de seu poder pessoal.
E, por que, mesmo com todo esse consumo de energia, algumas pessoas preferem mentir a contar a verdade? Por que para algumas pessoas é tão fácil mentir e para outras esta tarefa pode ser árdua demais? Se por um lado a mentira é tão comum a todos nós, por que há tanta diferença em como lidamos com as nossas mentiras?
A mentira mora em Mercúrio
Temos uma resposta para isso pelo olhar da Astrologia. Depende de como Mercúrio se comporta no seu Mapa Astral (veja aqui em qual signo e casa astrológica você tem Mercúrio no seu Mapa).
Dependendo do setor da vida em que Mercúrio atua, dos aspectos que ocorrem com os outros planetas e por qual signo Mercúrio recebe o desafio de evoluir, é possível compreender a dinâmica que existe por trás dos motivos da mentira.
Assim, você poderá refletir e aprender a ter mais honestidade com você, com as outras pessoas. E pode entender quais são seus medos de se comunicar com verdade e quais aprendizados te fortalecerão para que você possa ser mais autêntico.
Se parar de mentir e aprender a ser uma pessoa mais verdadeira é uma questão importante para você, lembre-se de que é no seu processo terapêutico que você poderá realmente se fortalecer. E, portanto, reconhecer e validar o que é verdadeiro em você.
Assim você conseguirá, de fato, parar de mentir e fazer uma mudança muito significativa em suas vidas.
Se precisar de ajuda, estou aqui.
Terapeuta especializada em terapias transpessoais constelações sistêmicas, astrologia, tarô e Reiki Integrado. Os atendimentos podem ser pontuais ou em processos terapêuticos e promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
Saiba mais sobre mim