Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Papa Francisco contribui para aumento do turismo latino-americano em Roma

Menino segura bandeira argentina durante celebração de Páscoa no Vaticano | EFE/EPA/Ettore Ferrari
Menino segura bandeira argentina durante celebração de Páscoa no Vaticano (Foto: EFE/EPA/Ettore Ferrari)

Os atos e ritos da primeira Semana Santa oficiada pelo novo papa Francisco provocou um aumento na chegada de visitantes a Roma, sobretudo da América Latina e os Estados Unidos, que elevou a taxa de ocupação hoteleira até o 83%, segundo disse a federação sindical Federalberghi Roma.

Ao contrário que o resto do país, a "Cidade Eterna" experimentou durante a Páscoa italiana um aumento considerável em comparação com o ano anterior, algo que segundo explicou Giuseppe Roscioli, presidente de Federalberghi, se deveu a "a presença de um novo papa" argentino.

"Tradicionalmente a Semana Santa romana atrai muitos turistas, mas este ano notou-se um aumento importante sobretudo em seus dias centrais, apesar do mau tempo, algo que certamente se deve ao contexto excepcional que Roma viveu nas últimas semanas e a eleição do novo papa Francisco", explicou Roscioli.

A crise, segundo o presidente de Federalberghi, explica que os turistas que chegaram a Roma durante a Semana Santa viessem de longe, de países como China, Japão, Estados Unidos e da América Latina, sobretudo da Argentina, do Brasil e do Chile, enquanto os europeus e, mais especificamente os italianos, se movimentaram menos.

"A Páscoa é uma temporada alta do ponto de vista turístico para toda a Itália, mas é inegável que a curiosidade e o entusiasmo que o papa Francisco gerou contribuíram para que os pernoites na cidade eterna chegassem a quase 85%", analisou Roscioli.

Mas o presidente sindical se queixou de que "a figura do papa não é suficiente" e que é imprescindível fomentar o turismo em Roma, o que, segundo ele, "não está sendo feito".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.