Mercado Municipal
Inaugurado em 19 de julho de 1959, o Mercado Municipal foi construído pelo prefeito Abrahim Abraham para suprir a necessidade de um ponto de comércio em Americana, substituindo as feiras livres que eram realizadas no local. Além de a população realizar suas compras e comer o tradicional pastel, o mercadão é um ponto de cultura e muita história. Em 2010, foi transformado em patrimônio sociocultural do município de Americana, e passou a ser denominado Mercado Municipal “Luiza Padovani”, homenageando a comerciante que há mais de 50 anos comanda uma loja agropecuária no local.
No início, os consumidores podiam encontrar de tudo no Mercadão, pois também eram comercializados produtos como roupas, chapéus, botas masculinas, armarinhos e acessórios de tabacaria e barbearia.
No começo dos anos 1970, o prefeito Abdo Najar manteve no local apenas o comércio de produtos alimentícios.
O que hoje encontramos nos supermercados era vendido lá, como verduras, legumes, grãos, óleo de cozinha e outros artigos. A diferença é que os alimentos eram comercializados soltos, por unidade ou por quilo.
Os produtos diferenciados, que os comerciantes buscavam na capital, eram um dos pontos fortes. Para o transporte das mercadorias havia charretes disponíveis ao lado do espaço. As viagens, muitas vezes pagas pelos comerciantes, funcionavam como um agrado aos consumidores.
Atualmente, o Mercadão oferece uma gama diversificada de estabelecimentos.
Revitalização
O centro comercial completou 65 anos de atividades em julho de 2024, e no mesmo ano passou por uma série de intervenções com o objetivo de torná-lo ainda mais atraente e funcional para comerciantes e clientes. As cores originais do prédio foram recuperadas.
A revitalização incluiu a reforma completa dos sanitários, pavimentação e nivelamento do estacionamento, novo projeto de drenagem, reforma do muro que faz divisa com a linha férrea, instalação de mobiliário urbano (bancos, lixeiras, jardineiras e espaço de convivência), instalação de piso de pedra portuguesa bege em toda a parte externa, alargamento da calçada da fachada principal, retirada de toldos e coberturas atuais e substituição por outros padronizados (retos e retráteis), iluminação externa em LED e pintura viária.
O projeto de reforma do Mercado Municipal contemplou a reorganização visual do prédio principal e do anexo, com conexão entre os dois edifícios, pintura padronizada e pátio externo.
A revitalização também viabilizou que todo o prédio fosse adaptado para a acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como construção de rampas de acesso, eliminação de degraus, larguras adequadas de circulação e vagas preferenciais no estacionamento.
Avenida Dr. Antônio Lobo, 55 - Centro
CEP: 13465-005
Segunda à sexta-feira das 6h às 18h, sábado das 6h às 16h e domingo das 6h às 12h.