Carregando...

Formação para Educação Infantil encerra calendário de 2024 com retrospectiva e propostas

Publicada em 06 de Dezembro de 2024 às 15h24
Formação para Educação Infantil encerra calendário de 2024 com retrospectiva e propostas

Formação para Educação Infantil encerra calendário de 2024 com retrospectiva e propostas

A formação "Espaços da Infância", voltada à Educação Infantil e promovida pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), encerrou, nesta quinta-feira (5), o calendário de atividades de 2024 com uma retrospectiva do ano. A atividade formativa prossegue durante 2025 e será concluída em outubro, com uma mostra de trabalhos produzidos pelas escolas.

Foram oito meses de formações por meio de palestras presenciais e online, oficinas e encontros em escolas da rede municipal e na universidade, com o objetivo de qualificar a Educação Infantil por meio da adoção de novas práticas pedagógicas. O cronograma foi conduzido pela Secretaria de Educação em parceria com a equipe do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp, sob a coordenação da Professora Doutora Roberta Rocha Borges.

O convênio estabelecido prevê a formação de mais de 500 professores, além de pedagogos, gestores e demais servidores, que atendem mais de 6,6 mil crianças de 0 a 5 anos em 38 unidades da rede municipal, entre Casas da Criança, creches e Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).

As atividades prosseguem em 2025 com a entrega de documentos pedagógicos, projetos de identidade e artigos de cada unidade escolar, demonstrando o percurso de trabalho desde o início da formação e tornando os resultados visíveis à comunidade escolar. Uma mostra de trabalhos em outubro do próximo ano encerra a atividade formativa.

"Estamos muito satisfeitos com os conceitos apresentados pela Unicamp neste primeiro ano de convênio. Os resultados começam a ser vistos nas escolas, com professores se apropriando dos novos conhecimentos e aplicando com as crianças o demonstrado nas palestras e nas oficinas. Em 2025, seguiremos avançando na qualidade da Educação, como estabelecido pela gestão Chico Sardelli e Odir Demarchi", avaliou o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini.


Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517)