Carregando...

CIEE e DAE recebem ações dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial

Publicada em 28 de Novembro de 2024 às 14h53
CIEE e DAE recebem ações dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial

CIEE e DAE recebem ações dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial

O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana receberam ações de conscientização da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e Igualdade Racial esta semana. As atividades são promovidas pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e parceiros, e seguem até o dia 13 de dezembro.

No CIEE, a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Social da SASDH, Adriana Gomes, intermediou na terça-feira (26) uma roda de conversa com o tema "Igualdade Racial", abordando assuntos como racismo, letramento racial e cenário histórico.

"O combate ao racismo começa com o letramento racial, pois compreender as raízes da discriminação é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, é essencial que todos nós, enquanto cidadãos, estejamos dispostos a ouvir, aprender e agir. Somente assim conseguiremos transformar a nossa realidade e garantir o respeito às diferenças em todos os espaços", enfatizou Adriana.

Já no DAE, os funcionários da autarquia acompanharam nesta quarta-feira (27) uma palestra com o tema "Assédio: os impactos sociais e psicológicos", ministrada pela advogada popular e integrante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Janete Peruca da Silva, e pela assistente social Sueli Ramos da Cruz. Na apresentação, as palestrantes falaram sobre o assédio moral no trabalho, explicando suas diferentes formas, consequências e como evitar.

A programação seguiu nesta quinta-feira (28), com a atividade "Vivência em Arteterapia: Como você lida com os seus problemas?", comandada pela conselheira do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Aurea Mendes, no DAE, além de uma roda de conversa com o tema "Atuação do CREAS com as mulheres em situação de violência", na ESF do Parque da Liberdade.

As ações desta semana incluíram também a eleição das representantes da sociedade civil no CMDM, exibição de curta-metragem na Biblioteca Municipal e atividades nos CRASs São Jerônimo e São Manoel e nos SCFVs Diaconia São Judas Tadeu e SOMA.

A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e Igualdade Racial é promovida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana, por meio do Americana por Elas - Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Promoção da Equidade de Gênero, com as participações do CMDM e do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), entre outros apoiadores.

Confira a programação dos próximos dias:

02/12 - 9h30 e 15h30 - Roda de Conversa - Adriana Gomes (coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial) - AAMA

03/12 - 9h - "Vivência em Arterapia" - Aurea Mendes (CMDM) - APAE - PHR PCD

03/12 - 10h30 - Roda de Conversa "Atuação do CREAS com as Mulheres em situação de Violência" - ESF Jardim Guanabara

04/12 - 9h - Palestra: Violência Sexual, Protocolo e Encaminhamentos Léa Amabile - Vigilância em Saúde e Conselheira CMDM - Auditório da SASDH

04/12 - 14h - Ação Comunitária - CRAS Nossa Senhora Aparecida e SCFV Cruzada das Senhoras Católicas

05/12 - 10h - "Vivência em Arteterapia" - Áurea Mendes - CRAS Nossa Senhora Aparecida e SCFV Cruzada das Senhoras Católicas

06/12 - 9h30 às 10h30 - Panfletagem "Campanha Laço Branco" - GAMA/IDMAS e Comitê Americana por Elas - Local: Avenida Brasil

06/12 - 10h30 - Roda de Conversa "Atuação do CREAS com as Mulheres em situação de Violência" - ESF Praia Azul

11/12 - 13h30 - Identificação e Mecanismos de Enfrentamento à Violência Léa Amábile - Vigilância em Saúde e Conselheira CMDM - AAMA

12/12 - 15h30 - "Vivência em Arteterapia" - Áurea Mendes - CRAS Mathiensen/SCFV SESPA

13/12 - 10h30 - Roda de Conversa "Atuação do CREAS com as Mulheres em situação de Violência" - ESF Jardim Alvorada


Texto: Rafael Siviero (MTb 88.159)