Tecnologia / Em 2023, o país registrou recorde histórico de 93,1% de toda energia elétrica produzida no Brasil vinda de
fonte renovável, segundo o Ministério das Minas e Energia.
Impulsionada pela energia eólica e solar, a geração de energia elétrica cresceu
10.324,2 megawatts (MW) em 2023, segundo a ANEEL, o que daria para abastecer aproximadamente 69 mil de residências em um mês. Foram inauguradas 140 novas unidades geradoras de energia eólica e 104 centrais fotovoltaicas em todo o país. Os estados com maior acréscimo foram a Bahia (2.614 MW), o Rio Grande do Norte (2.278,5 MW) e Minas Gerais (2.025,7 MW).
É nítido que o segmento da energia renovável vai de vento em popa no Brasil, entretanto traz também um grande desafio para a logística, que é transportar rapidamente peças e insumos para abastecer este segmento. Segundo o especialista em logística emergencial B2B, Marcelo Zeferino, CCO da Prestex, a maioria dos parques e indústrias de energia renovável estão localizados longe de grandes centros, em áreas rurais. “Cerca de
90% dos parques eólicos estão na Região Nordeste, sendo o Rio Grande do Norte e a Bahia os maiores estados produtores”, informa.
A construção e manutenção dessas instalações das usinas de energia renovável são de alta complexidade e demandam transporte de alta performance para componentes e peças para produção, além de reposição. “Como geralmente são insumos de alto valor agregado é essencial um planejamento estratégico de rotas, combinações de modais (aéreo, rodoviário ou até ferroviário), uso de tecnologia avançada e rastreamento para evitar atrasos e interrupções no abastecimento, que geram custos adicionais para as empresas”, alerta Zeferino.
A
Prestex, empresa que atua em logística de alta performance B2B, há 22 anos no mercado, transporta vários tipos de materiais para as indústrias de energia renovável, como peças e insumos para turbinas hidráulicas, pás, turbinas eólicas e aerogeradores, entre outros.
Website: http://www.prestex.com.br