O aplicativo “Celular Seguro” do Ministério da Justiça tem uma nova função para aumentar a segurança de pessoas que têm o celular roubado. Agora, é possível realizar um bloqueio parcial, que desativa apenas a linha telefônica e aplicativos, como os de bancos.
Essa funcionalidade permite que o aparelho continue ativo, possibilitando ao proprietário se reconectar à rede de telefonia. Isso facilita o rastreamento do celular e aumenta as chances de recuperação pela polícia. O bloqueio geral, que inclui a desativação do IMEI, permanece disponível para quem preferir desativar completamente o dispositivo.
Como vai funcionar a recuperação com nova funcionalidade do “Celular Seguro”?
As operadoras de telefonia vão comunicar ao Ministério da Justiça quando um aparelho, que está na lista de bloqueio parcial, se reconectar à rede usando um novo chip. A informação, então, será repassada à SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado onde o furto ou roubo aconteceu, possibilitando que a polícia possa encontrar o aparelho.
Novas funções previstas
O ministério informou ainda que novas funções dentro do aplicativo devem ser lançadas nos próximos 90 dias.
- Consulta de restrição: permitirá verificar se um celular está bloqueado, ajudando a evitar a compra de aparelhos furtados ou roubados.
- Notificação automática: aparelhos na lista de restrição receberão uma mensagem quando forem habilitados e reconectados à rede. Essa notificação alertará o usuário de que o celular está sendo procurado e deve ser devolvido às autoridades.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Prefeito eleito de Piracicaba anuncia novos secretários; veja nomes e perfis
Prefeitura de Piracicaba alerta empresas contra golpes de alvará