Nova ordem geoeconômica mundial, com suas novas tarifas comerciais e uso de moedas alternativas ao dólar passarão a ser vistos por países como os Estados Unidos como ameaças à segurança do Estado
Sem monitoramento, títulos criados pelo governo para financiar projetos capazes de gerar benefícios ambientais e sociais podem não ajudar a solucionar problemas relacionados às mudanças climáticas
Para contribuir com a ousada estratégia de retomada industrial anunciada em janeiro pelo governo federal, o papel das universidades precisará ser repensado também.
Henrique Pereira, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
É preciso distinguir o conceito de genérico de bioeconomia do conceito de Economia da Florestam, ou da socibiodiversidade, onde o Brasil tem muito a desenvolver
Desde os anos 70, a economia influencia mais as eleições do que as ideologias políticas e sociais dos candidatos. Este ano não é diferente, apesar da presença do ultra-direitista Javier Milei.
Em um mundo em que a igualdade de gênero surgiu como um pilar central nos debates acadêmicos e políticos, o trabalho de Claudia Goldin, ganhadora do Prêmio Nobel de Economia de 2023, brilha intensamente.
Prof. de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Feac/Ufal), diretor presidente, Fundação Alagoana de Amparo à Pesquisa (Fapeal)
Pós-Doutora em Financiamento Climático pela Columbia University e Professora da Universidade Federal do Pará e do Centro Universitário do Estado do Pará., Universidade Federal do Pará (UFPA)