Stand do Brasil na COP29, anunciando o evento do ano que vem: escolha de Belém para sediar a COP30 destaca os interesses políticos e econômicos em jogo na região, mas também expõe expõe a desigualdade social e os problemas ambientais históricos e cada vez mais urgentes na cidade em particular, e na Amazônia como um todo.
AP Photo/Sergei Grits
Jornalismo pode contribuir para alterar a percepção pública sobre as mudanças climáticas e o modo como entendemos o que é desenvolvimento
Recentes decisões judiciais e atos legislativos de questões agrárias na Amazônia contradizem posicionamento internacional do Brasil na questão socioambiental.
AP Photo/Eraldo Peres
Pós COP-28, o Estado do Maranhão aprova legislação que coloca em risco a Amazônia e o Cerrado
Fundada em terreno pantanoso apenas 10 metros acima do nível do mar, com um regime de chuvas intenso, pouca cobertura vegetal e saneamento básico muito precário, a sede da COP-30 sofre com problemas crônicos de alagamentos.
Lalo de Almeida/Folhapress
Falhas no planejamento, regulação e fiscalização do uso do solo deixam cidade vulnerável a frequentes enchentes e alagamentos, que serão agravadas pelas mudanças climáticas.