Apoio à arte, cultura e ciência brasileiras
Pouco antes de seu falecimento, em 24 de maio de 1993, Ubaldo Conrado Augusto Wessel (1891-1993) explicitou em testamento o desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia e para o apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. No ano seguinte, a Fundação Conrado Wessel foi instituída.
Ao idealizar a Fundação, Conrado Wessel pré-definiu cinco entidades que deveriam ser beneficiadas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital do Câncer) e Associação Escolar Benjamim Constant.
Além de apoiar instituições beneficentes, a Fundação criou, em 2002, o Prêmio Fundação Conrado Wessel, destinado a personalidade ou entidade de reconhecimento nacional nos campos de Arte e Ciência, mediante critérios e normas estabelecidos em regulamento específico pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Curador da Fundação.
O Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte é atribuído à Fotografia e distingue anualmente as melhores fotos na categoria Ensaio Fotográfico.
O Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência distingue uma personalidade de destaque com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico no país.