Saltar para o conteúdo

Bósnia-Herzegovina

4418
Fonte: Wikivoyage
Revisão em 05h23min de 11 de outubro de 2018 por Community Tech bot (discussão | contribs) (Mantenha contato: Removing RelatedSites links, see phab:T202761 using AWB)

Europa > Bálcãs > Bósnia-Herzegovina
Bósnia-Herzegovina

Bandeira
Informações básicas

A Bósnia-Herzegovina é um país nos Bálcãs, no sudeste da Europa, que faz fronteira com a Croácia, a Sérvia e Montenegro. Nos anos 90, após a dissolução da Iugoslávia, país do qual fazia parte, foi palco de uma sangrenta guerra civil. Hoje, os monumentos estão sendo reconstruídos e os acordos de paz garantem um clima tranquilo para viagens, o que faz com que o turismo no país cresça a cada dia.

Regiões

Bosanska Krajina
noroeste do país
Bosnia Central
Herzegovina
O sul do país
Nordeste
Posavina
ao longo do Rio Sava
Região de Sarajevo
a capital e suas proximidades

Cidades

Outros destinos

Entenda

Conhecida como pequena Iugoslávia por sintetizar a diversidade da antiga nação balcânica, a república da Bósnia-Herzegóvina faz limites com a Croácia (a norte e a oeste), Sérvia (leste) e Montenegro (a sudeste), além de ter uma minúscula parte de seu território banhada pelo mar Adriático.

A Bósnia-Herzegóvina, juntamente com a Macedônia, é uma das repúblicas economicamente mais pobres da antiga Iugoslávia. A economia planificada, além dos conflitos que ocorreram no país durante anos, destruindo infraestrutura, causando mortes e fluxos emigratórios, prejudicou o desenvolvimento econômico nacional. Outro fator agravante foi o rompimento das relações comerciais imposto pela Sérvia e a Croácia.

História

Durante os anos de 1992 a 1995, o país foi palco dos mais violentos conflitos de fragmentação do território iugoslavo. Os confrontos provocaram cerca de 200 mil mortes e aproximadamente 2,5 milhões de refugiados.

A Guerra da Bósnia teve início quando a Bósnia-Herzegóvina declarou sua independência, em 1992. Os Sérvios, opostos ao processo de separação, realizaram uma perseguição étnica expulsando grupos rivais das áreas sob sua ocupação, além de promoverem chacinas. Somente em agosto de 1995, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) promoveu a intervenção no conflito bombardeando as posições sérvias. Nesse mesmo ano, teve fim o mais sangrento conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial. O Acordo de Dayton, assinado em dezembro, estabeleceu os limites territoriais da Bósnia-Herzegóvina nas atuais fronteiras. O Estado foi dividido em duas entidades: a República Sérvia (49% do território) e a Federação da Bósnia, muçulmano-croata (51%).

A nação proclamou sua independência no dia 1° de setembro de 1992.

Chegar

Os portugueses e brasileiros não precisam de visto para visitar o país (estadia de no máximo 90 dias)

  • Embajada de Bosnia y Herzegovina - Calle 14 de Julio, 1656. Tel: +54 11 4554-9386 (e-mail: embajadabh@embajadabh.org.ar)

De avião

De barco

De carro

De autocarro/ônibus

De comboio/trem

Circular

Mapa da Bósnia-Herzegovina

De avião

De barco

De carro

De autocarro/ônibus

De comboio/trem

Fale

A língua bósnia (chamada de bosanski) é uma língua eslávica, e que utiliza o alfabeto latino. Trata-se uma variante do idioma servo-croata, também falado na Bósnia (especialmente na Republika Srpska, onde se usa o alfabeto cirílico) e em países vizinhos.

Coma

Beba e saia

Durma

Aprenda

Trabalhe

Segurança

Saúde

Respeite

Mantenha contato

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!