Evangelista
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são:
Eles são chamados de evangelistas, uma palavra que significa "aquele que proclama boas notícias", porque seus livros contam a "boa nova" ("evangelho") de Jesus.[1] Além de seu uso em Efésios,[2] o termo é também aplicado a Filipe[3] e a Timóteo, como uma exortação.[4]
Eles escreveram os quatro Evangelhos considerados canónicos pela maioria das confissões cristãs.
Símbolos
[editar | editar código-fonte]Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como os evangelhos sinópticos porque eles incluem muitas histórias idênticas, frequentemente na mesma sequência. A convenção tradicionalmente mantida é que os autores foram dois dos doze apóstolos de Jesus, João e Mateus, e dois "homens apostólicos", Marcos e Lucas:
- Mateus — um antigo coletor de impostos que foi chamado por Jesus para ser um dos doze apóstolos. É representado por um homem na arte.
- Marcos — um seguidor de Pedro e assim um "homem apostólico". É representado por um leão.
- Lucas — um médico que escreveu o que é agora o livro de Lucas para um amigo Teófilo. Também acredita-se que tenha escrito o livro dos Atos (ou Atos dos Apóstolos) e que era um amigo próximo de Paulo de Tarso. É representado por um touro.
- João — um discípulo de Jesus e possivelmente o mais jovem dos doze apóstolos. É representado por uma águia.
Referências
- ↑ "Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus." Marcos 1:1
- ↑ Efésios 4:11
- ↑ Atos 21:8
- ↑ "[…] fazei o trabalho de um evangelista […]" II Timóteo 4:5