Açoca Chacra
Açoca[1] ou Asoca Chacra[2] (Ashoka Chakra) é uma representação da roda do darma. A roda tem 24 raios. O Açoca Chacra tem sido amplamente inscrito em muitas relíquias do imperador máuria Açoca (r. 273–232), mais proeminente entre os quais estão o Capitel do Leão de Sarnath e Pilar de Açoca.
O mais visível uso do Açoca Chacra hoje está no centro da bandeira nacional da República da Índia (adotada in 22 de Julho de 1947), onde é representado com a cor azul-marinha num fundo branco, substituindo o símbolo do Chacra (roca de fiar) das versões pré-independentes da bandeira. Açoca Chacra pode também ser vista na base Capitel de Leão de Asoca, no qual foi adotado como Emblema Nacional da Índia.
História e razão por trás do design
[editar | editar código-fonte]O Açoca Chacra foi construído pelo imperador máuria Açoca em seu reinado. Chacra é uma palavra em sânscrito no qual também significa círculo ou processo que se repete. O processo significa que é o círculo do tempo, como o mundo muda com o tempo. O cavalo significa precisão e velocidade, enquanto o touro significa trabalho duro.
Os vinte e quatro raios na roda do Chacra representam vinte e quatro virtudes:
- Amor
- Coragem
- Paciência
- Tranquilidade
- Gentileza
- Bondade
- Fidelidade
- Brandura
- Autocontrole
- Altruísmo
- Autossacrifício
- Veracidade
- Rectidão
- Justiça
- Misericórdia
- Benevolência
- Humildade
- Empatia
- Simpatia
- Conhecimento piedosa
- Sabedoria piedosa
- Moral piedosa
- Temor reverencial de deuses
- Esperança/confiança/fé na bondade dos deuses
Referências
- ↑ Machado, José Pedro (1993) [1984]. Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa. I 2.ª ed. 2.ª ed. Lisboa: Horizonte / Confluência. p. 42. ISBN 972-24-0842-9
- ↑ SCHULBERG, L. Índia histórica. Tradução de J. A. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 162.