Saltar para o conteúdo

Nihonbashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Nihonbashi
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Nome local
(ja) 日本橋
Geografia
País
Metropolitan prefecture
Região especial
Banhado por
Nihonbashi River (en)
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto
chōchō (d)
História
Origem do nome
Nihonbashi (d)
Mapa

Nihonbashi (日本橋? literally Ponte do Japão), ou Nihombashi, é um distrito empresarial de Chuo, Tóquio, Japão que cresceu ao redor da ponte de mesmo nomes que conectava os dois lados do Rio Nihonbashi no local desde o século XVII. A primeira ponte de madeira foi concluída em 1603 e a atual ponte feita de pedra data de 1911.[1] O distrito cobre uma grande área a norte e leste da ponte, alcançando Akihabara a norte e o Rio Sumida a leste. Ōtemachi está a oeste e Yaesu e Ginza ao sul.

Nihonbashi (Ponte Nihon)

História

Leão em Nihonbashi
Ukiyo-e de Nihonbashi por Hiroshige (As Cinquenta e Três Estações da Tōkaidō)
Ukiyo-e de Nihonbashi por Keisai Eisen (As Sessenta e Nove Estações de Kiso Kaidō)
Nihonbashi em 1946

O distrito de Nihonbachi era um grande centro mercantil durante o período Edo: seu desenvolvimento é creditado em grande parte à família Mitsui, que baseou seu negócio atacadista em Nihonbashi e desenvolveu a primeira loja de departamentos do Japão, a Mitsukoshi, lá. O mercado de peixes da era Edo que antigamente se situava em Nihonbashi era o antecessor do atual mercado de peixes de Tsukiji. Nos últimos anos, Nihonbashi emergiu como o distrito financeiro predominante de Tóquio (e do Japão).

A ponte Nihonbashi tornou-se famosa pela primeira vez durante o século XVII, quando ela era a ponta leste do Nakasendō e do Tōkaidō, estradas que corriam entre Edo e Quioto. Durante esta época, ela era conhecida como Edobashi, ou "Ponte Edo". No período Meiji, a ponte de madeira foi substituída por uma ponte de pedra maior, que ainda permanece hoje (uma réplica da velha ponte foi exibida no Museu de Edo-Tóquio). Ela é o ponto do qual os japoneses medem distâncias: placas em rodovias que mostram a distância para Tóquio na verdade mostram o número de quilômetros para Nihonbashi.

Um pouco antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 1964, uma via expressa foi construída sobre a ponte Nihonbashi, ofuscando a vista clássica do Monte Fuji da ponte. Em anos recentes, os cidadãos locais peticionaram ao governo para deixar a via expressa subterrânea. Este plano foi apoiado pelo Primeiro-Ministro Junichiro Koizumi mas foi oposto pelo governador de Tóquio Shintaro Ishihara. Se implementado, os custos de construção seriam de aproximadamente ¥500 bilhões (cerca de US$4+ bilhões).

Locais em Nihonbashi

Banco do Japão
Loja de departamentos Mitsukoshi
Nihonbashi Mitsui Tower
Quilômetro zero no meio de Nihonbashi.

Empresas sediadas em Nihonbashi

Nihonbashi (日本橋)

Hakozakicho (箱崎町)

Honcho (本町)

Muromachi (室町)

No final da década de 1990, a GeoCities Japan tinha sua sede no Edifício Nihonbashi Hakozaki, em Hakozakicho.[4] Por uma época, a Creatures Inc. tinha sua sede no Kawasakiteitoku Building (川崎定徳ビル Kawasakiteitoku Biru?) em Nihonbashi.[5]

Estações ferroviárias e de metrô

Estações de metrô

Estações ferroviárias

Rotas

Como o ponto de início das cinco rotas do período Edo, Nihonbashi fornecia acesso fácil para muitas partes do Japão antigo.

Nihonbashi (local inicial) - Shinagawa-juku
  • Nakasendō (conectando Edo a Kyoto, indo pelas montanhas)
Nihonbashi (local inicial) - Itabashi-juku
Nihonbashi (local inicial) - Naitō Shinjuku
Nihonbashi (local inicial) - Hakutaku-juku
Nihonbashi (local inicial) - Senju-juku

Referências

  1. «Guide Map/Nihonbashi». Consultado em 28 de outubro de 2014. Arquivado do original em 15 de março de 2008 
  2. "FAQ." Takeda Pharmaceutical Company. Acessado em 2 de fevereiro de 2011. "Q : Where is Takeda located? A : [...] and the Tokyo Head Office is located in Tokyo, Japan."
  3. "Overview." Takeda Pharmaceutical Company. Retrieved on February 2, 2011. "Tokyo Head Office 12-10, Nihonbashi 2-chome, Chuo-ku, Tokyo 103-8668"
  4. "スタッフ募集." GeoCities Japan. 21 de fevereiro de 1999. Acessado em 30 de abril de 2009.
  5. "Welcome to Creatures Inc." Creatures Inc. Acessado em 4 de outubro de 2010. "東京都中央区日本橋3-2-5川崎定徳ビル別館5F."

Notas