Saltar para o conteúdo

Celaya Fútbol Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
 Nota: Não confundir com Club Atlético Celaya.
Celaya
Nome Celaya Fútbol Club
Alcunhas Toros (Touros), Los Cajeteros (Os Caxateiros)
Mascote Touro
Fundação 7 de fevereiro de 1954 (70 anos)
Estádio Estádio Emilio Butragueño
Capacidade 26 753 espectadores
Localização Celaya, México
Proprietário(a) México Desarrolladora de Fútbol México ALC S.A. de C.V.
Presidente México Alan Achar
Treinador(a) México Francisco Ramírez Gámez
Material (d)esportivo Keuka
Competição México Liga de Ascenso
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Celaya Fútbol Club[1] é um clube de futebol mexicano da cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, fundado em 7 de fevereiro de 1954. Atualmente disputa a Liga de Expansión MX (substituta da Liga de Ascenso), correspondente à Segunda Divisão mexicana.

Manda os seus jogos no Estádio Emilio Butragueño, com capacidade para receber 26.753 torcedores. As cores oficiais do clube são azul e branco.

História

Fundado por Miguel Iriarte Montes, que tornaria-se o primeiro presidente da equipe, o Celaya estreou na temporada 1954-55, na Segunda Divisão. Na temporada seguinte, seriam vice-campeões, ficando atrás do Monterrey. Em sua trajetória na Primeira Divisão, o melhor resultado dos Toros foi o vice-campeonato na temporada 1995-96. O Celaya (rebatizado Atlético Celaya em 1994) ganharia as manchetes ao contratar o veterano espanhol Emilio Butragueño, ídolo do Real Madrid nos anos 80, que encerraria sua carreira no clube em 1998. Hugo Sánchez, grande nome do futebol mexicano e também com passagens destacadas no futebol europeu, também deixaria os gramados como jogador em 1997, vestindo a camisa dos Toros.

Problemas financeiros fizeram com que o Celaya encerrasse as atividades em 2003, mas voltou à ativa pouco depois, após a relocação do La Piedad, que passaria a se chamar Club Cajeteros de Celaya. Foi refundado em 2007, agora como Club Celaya, desta vez como filial do Querétaro.

Uniformes

  • Uniforme titular: Camisa azul com faixa em "V" prateada, calção azul e meias azuis;
  • Uniforme reserva: Camisa branca com faixa em "V" azul , calção branco e meias brancas;
  • Terceiro uniforme: Camisa preta com faixa em "V" prateada, calção preto e meias pretas;

Campanhas de destaque

Referências

Ligações externas

Bandeira de MéxicoSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol mexicanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.