A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
A Espanha, que defendia o título, foi a campeão do torneio pela 6ª vez (4ª vez consecutiva).[1]
Sede
Três paises participaram da disputa para sediar o torneio em 2012. Juntamente com a Croácia, Bélgica - que já havia participado em 2010 - se inscreveu com Antuérpia e Charleroi, enquanto a Macedónia se inscreveu com a cidade de Skopje. A Croácia foi escolhida para sediar o campeonato por uma decisão tomada em 24 de março de 2010, na reunião do Comité Executivo da UEFA, em Tel Aviv, Israel.
Quarenta e dois países fizeram parte da edição de 2012. O país anfitrião qualificou-se diretamente, enquanto os outros tiveram que ir através de rodadas de qualificação.
A qualificação foi disputada em duas etapas, com 24 equipes concorrentes na fase preliminar entre 20 e 24 de janeiro de 2011. Os vencedores de cada grupo se classificaram para se juntar aos outros 18 participantes na próxima fase. Na fase principal de qualificação, que estava ocorrendo entre 24 a 27 de fevereiro de 2011, 24 equipes foram divididas em seis grupos de quatro equipes. Os vencedores e os cinco melhores segundos colocados juntaram-se a Croácia na final.
* Em Negrito os anos em que os países sagraram-se campeões.
Sorteio
A UEFA anunciou o sorteio na segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011, um dia após a qualificação ser concluída. A Croácia foi automaticamente classificada no Pote 1. O sorteio dos grupos foi marcado para 9 de setembro de 2011, na capital croata Zagreb.