Saltar para o conteúdo

Aimoin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Aimoin
Nascimento década de 960
Villefranche-de-Lonchat
Morte década de 1010
abadia de Fleury
Cidadania Reino da França
Ocupação monge, escritor, historiador, cronista, poeta, teólogo
Religião Igreja Católica

Aimoin (em latim: Aimoinus Floriacensis; Villefranche-du-Périgord, c. 960 — Saint-Benoît-sur-Loire, c. 1010) foi um cronista francês.

Biografia

Aimoin ainda muito jovem ingressou na abadia de Fleury, onde se tornou monge e passou a maior parte de sua vida. Seu trabalho principal é uma Historia Francorum, ou Libri v de Gestis Francorum, cujo tema é a história do francos desde os primeiros tempos até 653, e foi continuada por outros autores até meados do século XII. Esteve muito em voga durante a Idade Média, mas seu valor histórico é agora considerado fraco. Foi editada por Georg Waitz e publicada no Monumenta Germaniae Historica: Scriptores, volume xxvi (Hanôver e Berlim, 1826–1892).

Aimoin escreveu também uma Vita Abbonis, abbatis Floriacensis, a última de uma série de vidas de abades de Fleury, que, salvo a vida de Abão, foram perdidas. Esta foi publicada por Jean Mabillon na Acta sanctorum ordinis sancti Benedicti (Paris, 1668-1701).

Aimoin, que morreu cerca de 1010, não deve ser confundido com Aimoin, um monge de Saint-Germain-des-Prés, que escreveu De miraculis sancti Germani, e um fragmento De Normanorum gestis circa Parisiacam urbem et de divine in eos ultione tempore Caroli calvi. Ambos foram publicados na Historiae Francorum Scriptores, tomo ii (Paris, 1639-1649).

O terceiro trabalho de Aimoin foi a composição dos livros ii e iii do Miracula sancti Benedicti, cujo primeiro livro foi escrito por outro monge de Fleury chamado Adrevaldo. Isso também aparece na Acta sanctorum.

Referências

Ligações externas