Saltar para o conteúdo

Khronos Group

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Khronos Group
Khronos Group logo.png
Lema "Open standards for graphics, media and parallel computation"
Tipo Consórcio
Propósito Criar padrões abertos e permitir a criação e aceleração de gráficos, Mídia interativa e computação paralela em uma grande variedade de plataformas e dispositivos
Sede Beaverton, Oregon, Estados Unidos
Presidente Neil Trevett
Sítio oficial www.khronos.org

O Khronos Group é uma organização sem fins lucrativos americana de consórcio industrial baseada em Beaverton, Oregon, focada na criação de padrões abertos, interface de programação de aplicativos (APIs) para criação e reprodução acelerada de mídia dinâmica e ampla variedade de plataformas e dispositivos. Membros da Khronos podem contribuir para o desenvolvimento de especificações para as APIs da Khronos, votar em vários estágios antes da implementação pública, e acelerar a entrega de suas plataformas e aplicativos através do acesso antecipado para rascunhos de especificações e testes de performance.

Em 31 de Julho de 2006, foi anunciado em SIGGRAPH que o controle da especificação de OpenGL seriam passados para este grupo.[1][2]

História

O Khronos Group foi fundado em 2000 por empresas como ATI Technologies, Discreet, Evans & Sutherland, Intel Corporation, NVIDIA, Silicon Graphics (SGI), e Sun Microsystems. Tem atualmente aproximadamente 120 empresas como membros, mais de 30 adotantes, e 24 membros em conformidade.[3] Seu presidente é Neil Trevett.

Membros

Khronos Group divide seus membros de acordo:[4]

  • Contribuidores acadêmicos – tem participação total do grupo de trabalho da API mas não tem direito a voto.
  • Contribuidores – tem participação total do grupo de trabalho da API e direito ao voto, e benefícios de marketing.
  • Promotores – agem como um "Conselho Administrativo" para determinar a direção do Grupo, com direito ao voto final sob a ratificação de especificações.

Khronos Group mantém uma lista atual de seus promotores,[5] contribuidores,[6] e membros acadêmicos.[7]

Referências

Ligações externas