Saltar para o conteúdo

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla Unioeste
Fundação 27 de janeiro de 1988
Tipo de instituição Pública, estadual
Localização Cascavel
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Marechal Cândido Rondon
Toledo
Funcionários técnico-administrativos 1.090
Reitor(a) Paulo Sérgio "Cascá" Wolff
Vice-reitor(a) Moacir Piffer
Docentes 1.057
Total de estudantes 11.603
Afiliações CRUB, RENEX e ABRUEM
Orçamento anual R$ 370 mi (2015)
Página oficial http://www.unioeste.br

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, é uma instituição pública brasileira de ensino superior, multicampi, mantida pelo governo do estado do Paraná, com sede em Cascavel.

Possui campus em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Em 2015 foi classificada entre as 30 melhores universidades do Brasil, segundo índice do Ministério da Educação e Cultura (MEC).[1] Sendo indicada pela mesma classificação como a terceira melhor universidade do estado.

A Unioeste oferece 55 cursos de graduação, 33 cursos de mestrado e 10 cursos de doutorado.

Histórico

A Unioeste surgiu da integração das fundações municipais mantenedoras de quatro faculdades, a FACISA, de Foz do Iguaçu, a FACIMAR, de Marechal Cândido Rondon, a FACITOL, de Toledo e a FECIVEL, de Cascavel. Em 1999, foi instituído o Campus de Francisco Beltrão, por meio da incorporação da Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão - FACIBEL à Unioeste.

Criada pela Lei nº 8.680 de 30 de dezembro de 1987 e pelo Decreto nº 2.352, de 27 de janeiro de 1988. Foi reconhecida pela Portaria Ministerial 1784-A, de 23 de dezembro de 1994.

Campus

A Unioeste possui 55 cursos de graduação divididos em seus 5 campus:

Cascavel

Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Letras Português/Italiano, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia.

Foz do Iguaçu

Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Hotelaria, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Matemática, Pedagogia, Turismo.

Francisco Beltrão

Administração, Ciências Econômicas, Direito, Economia Doméstica, Geografia, Pedagogia, Medicina, Serviço Social, Nutrição.

Marechal Cândido Rondon

Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras Português/Alemão, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Medicina, Zootecnia.

Toledo

Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Filosofia, Química, Secretariado Executivo, Serviço Social.

Hospital Universitário

Em dezembro de 2000, por meio da Lei 13.029, o Hospital Regional de Cascavel foi transformado em Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HOUP, com a transferência da administração para a Unioeste.

Com isso, a universidade conta com estrutura própria para dar suporte as atividades do cursos da área da saúde, como medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia e odontologia.

Ingresso

Metade dos alunos ingressam na Unioeste por meio do Enem, a partir do SISU, a outra metade das vagas é preenchida pelo vestibular tradicional, realizado em dois dias consecutivos. O processo é classificatório e as questões de conhecimentos específicos têm peso diferente para cada curso escolhido.

A Unioeste adota a política de cotas, com metade das vagas destinadas aos alunos oriundos de escolas públicas.

Referências

Ligações externas

Predefinição:UniversidadesEstaduaisParana

Predefinição:UniversidadesEstaduaisMunicipaisBrasil Predefinição:UniversidadesPúblicasBrasil