Saltar para o conteúdo

Babismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)


O babismo é o nome dado no ocidente a religião messiânica fundada em 1844, por Siyyid 'Ali-Muhammad, auto-entitulado, o Báb.

Inicialmente os Babis eram estritos observadores da sharia islâmica. O Livro "Rituals in Babism and Baha’ism", de MacEoin, Denis, registra a seguinte passagem de Báb: "O que Muhammad declarou lícito, permanecerá lícito até o dia do Juizo, e o que ele declarou ilícito permanecerá ilícito até o dia do Juizo."

Entretanto em 1848 a história da Fé Babi sofreu uma mudança brusca quando seu fundador, clamou ser ele mesmo o Qa’im, o Imam prometido do Islam que chegaria no fim dos tempos. O movimento Babi tornou-se desde então um movimento estritamente reformador e revolucionário.

Prática religiosa

O Báb estabeleceu novas práticas de oração e jejum e com algumas exceções, aboliu as orações congregacionais. Ele também compôs uma enorme variedade de orações e instruiu seus seguidores sobre novas práticas e outros rituais. Além disso a Fé Babi:

  • Produziu uma série de novas escrituras sagradas.
  • Aboliu o uso de véus entre as mulheres.
  • Trocou a saudação islâmica allahu akbar (Deus é o Grande) por allahu abha (Deus é o Glorioso)
  • Permitiu o uso de anéis, lápides e tatuagens.
  • Pregou a demolição das antigas mesquitas construção de novos locis de adoração.
  • Modificou a Caaba para a casa do Bab em Shiraz, na Pérsia.
  • Clamou pela destruição de literatura de legislação islâmica feita por homens.
  • Ensinou a peregrinação para lugares sagrados espeíficos da fé babi.
  • Modificou a Lei de Pureza, incluindo permissão dos homens para o uso de ouro e seda.
  • Criou um novo calendário, baseado em 19 meses de 19 dias cada.

Muitas das exigências da Fé Babi nunca foram implementadas, e na verdade uma sociedade Babi, nunca foi completamente construída uma vez que muitos de seus preceitos estavam baseados na destruição da então atual sociedade e construção de um novo sistema.

Doutrina religiosa

Segundo os babis, o objetivo de todas estas mudanças bruscas na prática religiosa, anunciava o fim da Charia Islâmica e o início de uma nova Charia. De fato, a incessante mensagem de seu fundador era que ele mesmo tinha a missão de preparar a humanidade para a vinda de um outro manifestante de Deus, muito maior do que ele em glória e autoridade e que em breve viria a se manifestar. Atualmente existem poucos babis no mundo, sendo que a grande maioria de seus adeptos aderiu a Fé Bahai, desde o anunciamento da missão de Bahá'u'lláh.