Saltar para o conteúdo

Modi e Magni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Modi e Magni
Móði e Magni
coragem e força
Reino Asgard
Clã Æsir
Pais Thor e ? (Modi)
Thor e Járnsaxa (Magni)
Irmãos Thrud
Portalda Mitologia nórdica

Modi e Magni eram dois os filhos de Thor (deus do trovão na mitologia nórdica e germânica). Magni era filho de Thor e da giganta Járnsaxa, enquanto que o nome da mãe de Modi não é referido nas fontes antigas.[1]

Modi (“Coragem”) e Magni (“Força”) eram também irmãos de Thrud, filho de Thor e de Sif. Praticamente nada se sabe sobre Modi, só aparece como filho de Thor; já Magni era famoso por sua extraordinária força desde quando era muito jovem. A Edda em prosa relata que Thor, certa vez, enfrentou e derrotou o gigante Hrungnir, mas o gigante havia caído sobre o deus. Todos os deuses haviam tentado libertar Thor, mas nada conseguiram fazer, então, chamaram por Magni, que tinha três noites de vida, e ele libertou seu pai da perna do gigante. Thor muito feliz presenteou seu filho com um cavalo mágico chamado Gullfaxi, que pertencia a Hrungnir e disse que ele seria poderoso.

Segundo as Eddas, Modi e Magni receberão o martelo Mjöllnir depois que o Ragnarök acontecer. Depois de Thor, Magni é o mais forte dos deuses sendo seguido por Vidar.

Descendência de Thor

Thor casou duas vezes, com a gigante Járnsaxa e com Sif.


Referências

  1. «Magni». Cyber Samurai. Consultado em 30 de junho de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia nórdica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.