Saltar para o conteúdo

Jardim Zoológico de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Infobox parque

O Jardim Zoológico de Curitiba ocupa uma área de 530 mil e possui exemplares da fauna de todas as partes do mundo. São leões, tigres, chimpanzés, hipopótamos, girafas, zebras, camelos, grous, ariranhas e dezenas de outras espécies, que representam aproximadamente 1.400 animais[1]. As condições ideais de tratamento possibilitam a reprodução em cativeiro de animais como a lontra, o bisão, o lobo-guará, a arara-de-colar e a ararajuba. Na Casa do Acantonamento acontecem aulas de educação ambiental para crianças. Lanchonetes, banheiros, abrigos e um mirante de 40 metros de altura completam a infra-estrutura.

O Zoológico está situado dentro do Parque Regional do Iguaçú, o maior parque urbano do país, com 8 milhões de metros quadrados, um santuário ecológico para muitas espécies. A infra-estrutura oferece estacionamento, sanitários e lanchonetes. O Parque é cortado pelo rio Iguaçu que forma campos inundados e matas ciliares em suas margens. Bosques naturais completam a paisagem.

No final de 2006, três filhotes de leão nasceram no Jardim Zoológico e a RPC TV propôs uma campanha para escolher o nome deles.

Imperatriz, a fêmea chimpanzé, é a mais velha habitante do Zôo, fez 44 anos em 2010, nascida num circo em 1966, ela foi adotada pelo município.

A rara ave migratória mergulhão-de-orelha, todos os anos visita o Zoológico de Curitiba para buscar alimentos nas cavas do Rio Iguaçu. Ela vem da Patagônia.

Referências

  1. O dragão invade o zoológico Gazeta do Povo - domingo, 5 de dezembro de 2010
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.