Makiwara
Makiwara | |
---|---|
Makiwara |
Makiwara (巻藁?) é um poste plano, ou uma tábua, de madeira fincada num plano e forrada uma área na parte superior, que é utilizado como instrumento de treino em vários estilos de caratê tradicional. Sua origem remonta basicamente à ilha de Oquinaua, sendo o aparato uma forma de hojo undo, ou seja, uma método adicional de condicionamento físico.
Emprego
O makiwara é usado pelos praticantes de caratê para treinar as técnicas de socos e pancadas — Ate waza —, e assemelha-se deveras ao saco de pancadas utilizado pelos boxeadores. Em que pese poder ser usada para o treino de diversas técnicas contundentes, o escopo mor da makiwara é desenvolver as técnicas de golpes certeiras — Atemi waza — e, bem assim, promover o condicionamento dos membros e mental do carateca, por meio da resistência experimentada no momento do impacto do golpe. Sucede que, um golpe fraco será devolvido para longe, pela makiwara, se o praticante não estiver numa postura adequada para suportar a energia do ataque[Nt 1].
O instrumento é muito versátil e pode ser usado para o treino de golpes distantes ou próximos, socos, chutes, golpes de cúbito ou joelho. E, segundo os métodos de Oquinaua[carece de fontes], o treino é mais eficiente se os movimentos forem executados de diveros ângulos e muitas vezes ao dia, o que alguns mestres dizem que se deve pratica de cinquenta a cem vezes com cada membro.
Manufatura
Os tipos mais ordinários do instrumento são feitos simplesmente plantando uma haste de madeira ao solo, à altura dos ombros do praticante. O cimo é revestido com alguma forma de acolchoamento[Nt 2], que consistirá na área útil de treino, para onde devem ser manejadas as técnicas. Hodiernamente, o revestimento da makiwara é feito com borracha ou outros materiais e, bem assim, a própria haste de madeira vem sendo substituída.
Tipos de makiwara
Há dois tipos básicos de makiwara, uma rija e outra mais macia.
- Makiwara macia: é o tipo usada por caratecas iniciantes e são posicionadas em ângulo em relação ao solo.
- Makiwara rígida: despois de o praticanta já ter condicionado mente e corpo no treinamento com o tripo macio, passa-se ao treino com o rígido. É posicionada em ângulo reto, aproximadamente.
Há ainda uma forma arredondada é tradicionalmente usada por praticantes de Kyudo.
Modelos de makiwara
- Shuri: é feita com uma tábua chata de madeira, talhada de forma a ficar com a área alvo até a altura do osso externo. É usada para o treino de golpes à curta distância[1].
- Naha: é feita de modo semelhante ao modelo Shuri, mas tem altura diversa para uso em golpes em bases mais baixas, como Shiko dashi. É modelo mais usado pelos praticantes do estilo Goju-ryu[1].
- Ude makiwara: é construída com um poste arredondado, o que permite uma variedade maior de movimentos, inclusive laterais[2]
Notas
- ↑ Terceira das Leis de Newton, ou ação e reação
- ↑ O revestimento tradicional é feito com corda de arroz.