Parque da Cidade do Porto
O Parque da Cidade do Porto, da autoria do arquitecto paisagista Sidónio Pardal, é o maior parque urbano do país, ocupando um total de 83 hectares e cerca de 10 km de caminhos (()).
O parque é uma paisagem sofisticadamente arquitectada, com lagos, flora e fauna variada, integrada no tecido da cidade. A modelação do terreno, os elementos de pedra e o arvoredo criam interioridades particularmente aprazíveis onde o visitante não percebe que está numa área densamente povoada. Este parque é muito visitado pelos mais diversos motivos que levam as pessoas a juntar-se para passear, descansar e praticar diversos desportos informais.
Pavilhão da Água
É ao lado do parque da cidade que se encontra o Pavilhão da Água.
Sea Life Center
Em 18 de Junho de 2009 abriu no parque, junto à Avenida da Boavista, um aquário privado de acesso público, denominado Sea Life Center. Ocupa uma área de cerca de 2400 metros quadrados e alberga cerca de 5800 criaturas marinhas, pertencentes a mais de cem espécies diferentes.
Em exibição estão tubarões (de pontas negras, zebra e enfermeiro), as raias, cavalos-marinhos e exemplares de peixes tropicais, além de espécies indígenas do rio Douro como os barbos, as trutas, as carpas e os vairões.
O maior dos aquários - o "Reino do Neptuno" - tem um túnel que os visitantes poderão atravessar.[1]
Projectos futuros
Alargamento
O Parque da Cidade do Porto vai crescer em direcção a Matosinhos e unir-se ao Parque Real, passando por baixo da Circunvalação. A estrada continuará à cota actual.
O Parque Real, situado na fronteira das freguesias de Matosinhos e da Senhora da Hora, também será alargado com a despoluição e requalificação das margens da ribeira da Riguinha.
Referências
- ↑ «Tubarões vêm de avião de Inglaterra para a Boavista - JN». Consultado em 8 de Novembro de 2009