Ecrã multitátil
Ecrã Multi-táctil (português europeu) ou multi-toque (português brasileiro) é uma tecnologia de interacção homem-computador que consiste num ecrã táctil que reconhece múltiplos contatos simultaneamente [1], possibilitando uma manipulação natural do sistema através das mãos (ou dispositivos de toque) dos utilizadores. Esta tecnologia permite ainda que uma aplicação seja utilizada colaborativamente por vários utilizadores, em simultâneo.
Esta tecnologia ficou conhecida popularmente em 2002 através do filme Minority Report. O primeiro produto produzido em série com a tecnologia foi o controlador MIDI Lemour da Jazz Mutant; em 2007 a estadunidense Apple lançou o primeiro telefone móvel multi-toque, o iPhone. Um grande expoente dessa tecnologia é Jefferson Han, que criou, baseado em refração de luz, uma tela que reconhece múltiplos toques e tons de pressão diversos, vídeos podem ser encontrados com a tela multitoque de Han pela internet. O sistema ficou completo em 2006, mas apenas em protótipos.
A versão 7 do sistema operativo Windows, foi a primeira da gama da Microsoft a oferecer suporte nativo ao multi-toque[2].
Ver também
Ligações externas
- An overview by researcher Bill Buxton of Microsoft Research
- Multi-Touch Interaction Research @ NYU
- Multi-Touch Research Group
- Multi-touch how to build guide
- Multi-touch A resource documenting multi-touch development
- MultiTouch A company selling commercial SDK's for building huge multi-touch displays
Referências
- ↑ Görkem Çetin, Sandler (ed.) (2009), «Multi-Touch Technologies», NUI Group
- ↑ Windows Vista Team Blog. «Microsoft demonstrates Multi-touch». MSDN Blogs. Consultado em 28 de maio de 2008