Saltar para o conteúdo

Fortaleza de La Navidad: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
redação
 
Nuno Tavares (discussão | contribs)
m +iw ++cat +geocoord
Linha 1: Linha 1:
{{geocoordenadas|19_41_26_N_72_0_57_W|19° 41' 26" N, 72° 0' 57" O}}
O '''Fuerte Navidad''' localizava-se na atual baía do Caracol, na ilha de Hispaniola (hoje [[Haiti]]), na [[América Central]].
O '''Fuerte Navidad''' localizava-se na atual baía do Caracol, na ilha de Hispaniola (hoje [[Haiti]]), na [[América Central]].


Linha 19: Linha 20:
[[Categoria:História de Espanha]]
[[Categoria:História de Espanha]]
[[Categoria:História do Haiti]]
[[Categoria:História do Haiti]]
[[Categoria:Fortalezas do Haiti]]


[[en:La Navidad]]
{{semiw}}

Revisão das 23h08min de 16 de maio de 2007

O Fuerte Navidad localizava-se na atual baía do Caracol, na ilha de Hispaniola (hoje Haiti), na América Central.

Primeira fortificação européia nas Américas, foi erguido entre o final de dezembro de 1492 e o início de janeiro de 1493, pelos homens do Almirante Cristóvão Colombo em posição dominante sobre a baía em que encalhou a nau Santa Maria, que se mostrou pródiga em ouro.

Constituía-se em uma simples torre defendida por uma muralha, provavelmente em faxina (madeira e terra), tinha a função de feitoria. Ali foram deixados trinta e nove homens, com mantimentos, armas e munições, para o escambo com os indígenas, aguardando o retorno de uma nova frota.

Quando do retorno de Colombo em sua segunda viagem, em novembro de 1493, foram encontrados os cadáveres barbudos de diversos daqueles homens que deixara, e as instalações do forte abandonadas. Alguns sobreviventes viviam nas matas como indígenas, entre os quais mantinham diversas companheiras.

Jamais se apurou se os mortos pereceram devido às febres tropicais, às disputas entre si pelo ouro e pelas nativas, ou se foram mortos pelos indígenas revoltados.


Predefinição:Esboço-arq