Saltar para o conteúdo

Collembola: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
JAnDbot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Bot: Adicionando: uk:Колемболи Removendo: io:Haltiko
Linha 49: Linha 49:
[[fr:Collembola]]
[[fr:Collembola]]
[[he:קפזנביים]]
[[he:קפזנביים]]
[[io:Haltiko]]
[[it:Collembola]]
[[it:Collembola]]
[[ja:トビムシ目]]
[[ja:トビムシ目]]
Linha 60: Linha 59:
[[sl:Skakači (členonožci)]]
[[sl:Skakači (členonožci)]]
[[sv:Hoppstjärtar]]
[[sv:Hoppstjärtar]]
[[uk:Колемболи]]
[[zh:彈尾目]]
[[zh:彈尾目]]

Revisão das 11h05min de 16 de fevereiro de 2011

A ordem Collembola é constituída por pequenos artrópodes ápteros e hexápodes, encontrados em todo o mundo, podendo viver no folhiço, no solo, em árvores, em troncos em decomposição etc. Possui aproximadamente 7.900 espécies.

Caracterização

São animais ametábolos pequenos, geralmente medindo de 0.25 mm (Sminthurides sp.) a 8 mm (Tetrodontophora gigas). O tipo básico de mandibula dos colêmbolos é mastigador, em forma de estilete e escondida na cabeça (entognatos). A cápsula cefálica dispõe de omatídeos laterais, com no máximo oito lentes circulares em cada lado da cabeça. Possui antenas com 4 artículos. Há diferentes padrões de distribuição das cerdas, e cerdas expeciais chamadas "tenent-hair".

O nome é derivado do grego colla ou latim kolla = cola, grude + do latim embolon ou grego embolou = alavanca, êmbolo e significa "projeção que adere ao substrato", pois seu apêndice traseiro funciona como uma espécie de catapulta — a fúrcula — impulsionando o corpo para um grande salto. O abdome possui, no máximo, 6 segmentos; no lado ventral do primeiro segmento abdominal, existe uma estrutura em forma de tubo bilobado, conhecida como colóforo, cuja função é a de absorção de água. Ainda outras estruturas de valor taxonômico são utilizadas como órgão pós-antenal, clípeo-labrum, unguis, unguiculus, tenáculo, abertura anal, abertura genital, e cutícula.

São conhecidos por atuarem como dispersores de fungos, auxiliando na decomposição da matéria orgânica, juntamente com outros invertebrados. Alimentam-se também de bactérias, fezes de artrópodos, pólen, algas, entre outros tipos de matéria orgânica. Pode haver canibalismo.

Referências

Zeppelini, D. & Bellini, B. Introdução ao estudo dos Collembola. Ed. Universitária, UFPB, 82 p., 2004.

Sites

[1] (Reúne todas publicações científicas e demais informações)

Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.