Universidade de Tarapacá

A Universidade de Tarapacá de Arica é uma Universidade Estatal Chilena que se encontra localizada na Região de Arica e Parinacota. Forma parte do Conselho de Reitores das Universidades Chilenas e do Consórcio de Universidades Estatais de Chile. A universidade é reconhecida mundialmente por seu aporte constante ao desenvolvimento da Arqueologia do Norte Grande do Chile e por seu rápido crescimento e posicionamento estratégico, a nível nacional e latino-americano.

Universidade de Tarapacá
Lema O orgulho de ser parte dos melhores
Fundação 1981
Instituição mãe Universidade de Tarapacá
Tipo de instituição Estatal
Localização Arica, Chile
Presidente Sergio Pulido Roccatagliata
Docentes 4.000 (2006)
Total de estudantes 8.000 estudantes (2007)
Campus CAMPUS VELÁSQUEZ : Avda. Gral. Velasquez 1775, Arica

CAMPUS SAUCACHE : Avda. 18 de Septiembre 2222, Arica SEDE IQUIQUE: Anibal Pinto 595 Iquique

Página oficial www.uta.cl
Brasão de armas da Universidade de Tarapacá

Uma elevada porcentagem de seus acadêmicos, tem tido acesso a variados programas de aperfeiçoamento e cerca de um 50% deles tem alcançado os grados acadêmicos de mestre e doutor.

Historia

editar

A Universidade de Tarapacá foi fundada no ano 1981, após o procedimento descentralizador da Educação Superior de Chile, levando a cabo pela “Reforma da Educação Superior”. Apesar de ser fundada em 1981, a Universidade de Tarapacá, possui um trabalho de mais de 30 anos. Ao herdar a fusão do Instituto Profissional de Arica, sucessor da Sede Arica da Universidade do Chile, com a Sede Arica da Universidade Católica do Norte. A maioria de seus professores chega da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso fundadora da Universidade Católica do Norte.

Em 2007, a Universidade de Tarapacá (UTA), muda seu nome para Universidade de Tarapacá de Arica (UTA).

Desde então, a Universidade tem colaborado estreitamente no desenvolvimento da região onde se localiza, já seja em ordem econômica, social e cultural.

Ligações externas

editar