Rapsódia
Rapsódia é uma composição livre que obedece características especiais ou clássicas, é uma justaposição, de escassa unidade formal de melodias populares e de temas conhecidos, extraídos com frequência de óperas e operetas.[1] Também pode ser associada a uma peça próxima ao improviso, com fulcro em temas de inspiração folclórica (como podemos ainda ver na literatura, em Macunaíma, de Mário de Andrade); recitação de um poema (épico, geralmente), como ocorria na Grécia antiga; episódio de poema homérico.
As rapsódias caracterizam-se por terem apenas um movimento, mas podendo integrar fortes variações de tema, intensidade, tonalidade, sem necessidade de seguir uma estrutura pré-definida. A sua forma consegue ser mais livre que as variações, uma vez que não há necessidade de repetir os temas, podem-se criar novos ao sabor da inspiração. As variações de Sergei Rachmaninoff sobre um tema de Niccolò Paganini possuem uma estrutura tão livre que o próprio Rachmaninoff as intitulou de Rapsódia sobre um tema de Paganini.
Os compositores românticos tiveram um interesse especial pelas rapsódias. Alguns declararam que a rapsódia os ajuda a dar corpo a uma música como os rasgos do tordo (Turdus philomelos) descrito por Robert Browning no seu Home Thoughts, from Abroad (1845).
Rapsódias
editarA cena de loucura da heroína na ópera Lucia di Lammermoor de Donizetti está escrita de forma rapsódica. Mas, para uma melhor compreensão das características de uma rapsódia, podem-se citar alguns exemplos mais conhecidos:
- Sergei Rachmaninoff, Rapsódia sobre um tema de Paganini
- Claude Debussy, Première Rhapsodie
- Franz Liszt, Rapsódias húngaras
- Johannes Brahms, Rapsódias para pianoforte solo, Segunda Rapsódia
- Emmanuel Chabrier, España uma rapsódia de temas espanhóis.
- George Gershwin, Rhapsody in Blue e a Segunda Rapsódia
- George Enesco, Rapsódia romena
- Edward German, Rapsódia galesa
- Ralph Vaughan Williams, Norfolk Rhapsody No.1
- Maurice Ravel, Rapsódia espanhola
- Queen, Bohemian Rhapsody
- Maksim Mrvica, Rapsódia croata
- John Serry, Rapsódia americana
- Aminollah Hossein, Rapsódias persas
- David Popper, Rapsódia húngara
- Sivuca e Orquestra Sinfônica do Recife, Rapsódia Gonzaguiana
- Syfonia, Rhapsody In Black
- Girls' Generation (SNSD), I Got A Boy
- Vitor Resende, Os Ramboias
Ver também
editar- Lassan
- Pot-pourri
- Rapsódia de fados
Referências
editar- ↑ «Rapsódia». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 15 de maio de 2020