Portal:Conteúdo destacado

The featured content star
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Centro de Fabriciano em 1991
Centro de Fabriciano em 1991

A história de Coronel Fabriciano, município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, iniciou-se no final do século XVI. Expedições seguiam pelos chamados Sertões do Rio Doce à procura de metais preciosos, no entanto o povoamento da região foi proibido no começo do século XVII, a fim de evitar contrabando do ouro extraído na região de Diamantina.

O povoamento foi liberado em 1755 e no decorrer do século XIX o fluxo de tropeiros levou à formação do povoado de Santo Antônio de Piracicaba na região do atual Melo Viana e à posterior criação do distrito em 1923. Na mesma ocasião, a localidade passou a ser atendida pela EFVM e foi construída a Estação do Calado, ao redor da qual se estabeleceu o núcleo urbano que corresponde ao Centro de Fabriciano. Em 1936, houve a instalação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, que esteve presente até a década de 60, fortalecendo a formação de um núcleo urbano que culminou na emancipação de Coronel Fabriciano em 27 de dezembro de 1948. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

O Algérie em Brest em 27 de maio de 1937, o último cruzador pesado construído pela França
O Algérie em Brest em 27 de maio de 1937, o último cruzador pesado construído pela França

A Marinha Nacional Francesa construiu uma série de cruzadores pesados nas décadas de 1920 e 1930. O projeto dos navios foi ditado pelos termos do Tratado Naval de Washington de 1922, que limitava cruzadores a um deslocamento padrão de 10,1 mil toneladas e canhões principais de 203 milímetros. Os primeiros foram os dois da Classe Duquesne, cujo projeto priorizou alta velocidade em detrimento de qualquer blindagem significativa, sendo sucedidos pelos quatro membros da Classe Suffren, que levavam uma blindagem ligeiramente melhorada ao custo de uma velocidade máxima reduzida.

Os projetistas franceses logo reconheceram que o nível de proteção das duas primeiras classes era insuficiente. Desta forma, o sucessor Algérie foi desenvolvido com o objetivo de abordar essas deficiências, usando de avanços tecnológicos para reduzir o peso de seu sistema de propulsão com o objetivo de implementar um esquema de blindagem mais amplo. Ele teria sido sucedido por possivelmente seis membros da Classe Saint-Louis, cujo desenvolvimento começou em meados de 1939, porém o projeto foi cancelado no ano seguinte depois da derrota da França na Segunda Guerra Mundial.

Imagem destacada aleatória

Porto Covo, litoral de Portugal, no inverno.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais Tópicos